
Do começo dos aos 1980 ate o final dos anos 1990, os mercados de ações norte-americanos experimentaram um período que teve uma das maiores apreciações da história. Mas você nunca saberia disso se olhasse somente para os seguintes perdedores.
Observe primeiro a historia de uma companhia chamada agora de Navistar, que passou por varias transformações nas duas décadas passadas. O nome dela era International Harvester e fabricava equipamentos agrícolas, caminhões e outros equipamentos industriais. Hoje, a Navistar fabrica apenas caminhões.
No final de 1983, as ações da companhia estavam sendo negociadas à $140. O preço delas caiu mais de 90% na década seguinte. E mesmo com uma subida nos últimos anos, a ação da Navistar custa $50, depois de ter chegado abaixo dos $10.
Para piorar ainda mais sua impressão, o preço dessa companhia chegou a $455 no começo dos anos 1970.
Se um trabalhador se aposentou nessa companhia no inicio dos anos 1970 com $200,000 investidos nas ações da empresa, o investimento dele em 2004 seria da ordem de $ 20,000. Mas se ele tivesse investido em um portfolio diversificado de ações, seu portfolio estaria valendo facilmente mais de 2 milhões de dólares.
Observe agora a Parts General, uma companhia que opera na lucrativa industria de softwares e hardware de computadores. Depois de ser negociada à $76 em 1985, as ações dessa empresa caíram de uma ribanceira, mergulhando mais de 95% e custavam $3 em 1990. Em 2004, as ações ainda estavam abaixo de 20$.
Da mesma forma, muitos investidores grandes e pequenos andaram na montanha russa da Digital Equipment. O valor da ação dessa empresa, considerada de primeira linha, vem caindo desde 1987. De quase $200, o preço desta ação caiu 91% nos 7 anos subseqüentes.
No Canadá, a historia também mostra alguns perdedores. Veja o caso da Dylex, especializada em lojas de roupas. O preço da ação no começo da década de 1990 era $24. Chegou ao fim dos anos 1990 valendo $10 e foi caindo ate falir em 2001.
Spar Aerospace, um líder mundial em simuladores de vôo, estava sendo negociada à $30 no fim dos anos 1980. Nos anos seguintes, as ações flutuaram entre $10 e $15 ate a companhia ser vendida em 2002.
Não podemos esquecer jamais da Nortel. No final dos anos 1990, todo mundo estava feliz por ter comprado ações da Nortel. Chegaram a ganhar 10 vezes mais do que tinham investido. Então a empresa começou a enfrentar problemas. Tendo atingido $120 em agosto de 2000, caiu pra menos de $1 em outubro de 2002.
Da mesma forma que os preços das ações das empresas caem, os imóveis também realizam mesmo percurso. Na Califórnia, por exemplo, terremotos abalaram os preços dos imóveis nos anos 1990. Esses terremotos salientaram os perigos de se construir em solo pobre.
No começo dos anos 1980, o valor dos imóveis em comunidades como Times Beach, no Missouri, e no Love Canal, em New York, caíram bastante devido à contaminação através de gases tóxicos. Dito isto, é necessário seguir os três próximos passos para diminuir o risco dos investimentos individuais, para não atrapalhar os seus planos de ser rico:
1 – Faça seu dever de casa – quando você compra imóveis, uma boa inspeção pode evitar que você enterre sua grana num imóvel que não presta. Com ações, você pode tomar certas medidas de valor e analisar a condição financeira da companhia e sua estratégia de negocio. Fazendo seu dever de casa, você reduz sua chances de comprar um imóvel ou ações de companhia que estão prestes a apresentar problemas.
2 – Diversifique – investidores que procuram aumentar seu dinheiro investem em ações. Colocam significante somas de dinheiro em uma ou poucas empresas é arriscado, especialmente se essas ações estão no mesmo tipo de industria. Para reduzir esse risco, compre ações em diversos tipos de industrias e assim como, empresas diferentes em cada industria.
3 – Contrate alguém pra investir pra você – os melhores fundos mútuos oferecem baixo custo, administração profissional e diversificação. Fundos mútuos de ações tipicamente possuem 25% ou mais em ações de uma variedade de empresas em diferentes industrias. Da mesma forma, você pode investir em imóveis através dos REIT’s (Real Estate Investment Trusts)
Saindo um pouco do tópico central deste texto, gostaria também de colocar alguns termos técnicos de vez em quando, somente pra enriquecer o vocabulário financeiro de quem está lendo.
Muito se usa o termo “Liquidez”. Mas o que vem a ser liquidez? O termo liquidez é referente à quanto tempo e quanto custa para converter o seu investimento em dinheiro vivo. O dinheiro na sua carteira é considerado perfeitamente liquido, pois já é dinheiro vivo.
Agora suponha que você investe seu dinheiro em algumas ações. Apesar de você não poder vender essas ações facilmente num sábado à noite, você pode vendê-las rapidamente através de um corretor por uma taxa nominal, em qualquer dia que os mercados financeiros estiverem abertos (normalmente os cinco dias úteis). Você irá pagar uma maior porcentagem pra vender suas ações se você possui um corretor de alto custo ou se você tiver poucas ações pra vender.
Imóveis são geralmente menos líquidos do que as ações. Preparar sua propriedade para vender leva tempo e se você quer um valor de mercado justo para sua propriedade, encontrar um comprador talvez leve semanas ou meses. Os custos da venda (reparos, corretor, advogados) podem facilmente chegar à 10% do valor do imóvel.
Uma pequena empresa é o menos liquido dos melhores investimentos de crescimento de que pode fazer. Vender seu negocio tipicamente toma mais tempo do que vender sua casa.
Um conselho: para que você não precise vender seus investimentos que você pretende manter por muito tempo, mantenha um fundo de reserva de 3 à 6 meses do seu custo mensal em uma conta de Money Market, poupança de altos juros ou ainda bonds, que pagam mais juros do que o Money Market sem o risco ou volatilidade do mercado de ações.