Depois de conhecer os cincos empecilhos à criação de riqueza no post passado, já está na hora de começarmos a colocar a mão na massa e ver o que podemos fazer para concretizar esse caminho.
Descobrir negócios únicos, de milhões, exige o nosso gênio financeiro. O problema é que este gênio esta adormecido dentro de nós. Sem falar que nossa cultura acredita que a causa de todos os males está no dinheiro.
Na nossa cultura nos ensinam a aprender uma profissão e a trabalhar pelo dinheiro. Não ensinam a fazermos o dinheiro trabalhar pra nós. Nos ensinam a não nos preocuparmos com o futuro, pois o governo cuidará de nós quando ficarmos velhos. Contudo, nossos filhos educados no mesmo sistema são os que pagam a conta dos velhos.
A regra conhecida é trabalhar duro, ganhar e gastar o dinheiro à vontade e quando ele faltar, sempre poderemos pegar emprestado no banco...
Infelizmente 90% do mundo ocidental segue esta teoria, simplesmente porque é mais fácil encontrar um emprego e trabalhar pelo dinheiro. Por isso se faz necessário uma outra visão e outras atitudes se pretendemos alcançar a nossa independência financeira.
Nunca esqueça: “há ouro em todo lugar, as pessoas que não são treinadas para vê-lo”.
Passo número 1 – o poder do espírito – nós precisamos de uma razão maior do que a realidade.
Todo mundo quer ser rico, mas não procura de fato ser rico, pois a estrada parece demasiadamente longa, com muitas montanhas a vencer e é mais fácil se acomodar e trabalhar pelo dinheiro.
Então, um propósito é uma combinação de alguns “quero” e alguns “não quero”. Os “não quero” criam os “quero”. NÃO QUERO trabalhar a vida inteira. NÃO QUERO ser empregado...
QUERO ser livre pra poder viajar e levar o estilo de vida que me agrada. QUERO fazer isso ainda relativamente jovem. QUERO controlar meu tempo. QUERO que o dinheiro trabalhe para mim...
O poder do espírito é importante nesse sentido, pois se as suas razoes emocionais não forem suficientemente fortes, a realidade da estrada será maior do que as suas razoes. E sem razão ou propósito, qualquer coisa na vida fica difícil.
Passo número 2 – o poder da escolha – cada dólar que temos a mais, maior é o nosso poder de escolher o nosso futuro. Nossos hábitos de despesas refletem quem somos nós. Pessoas pobres tem simplesmente maus hábitos de despesas.
Nós temos sempre escolhas a fazer em nossa vida, no nosso dia-a-dia. O que fazer com nosso tempo? O que fazer com nosso dinheiro? O que pomos em nossa cabeça? Só porque você não tem dinheiro, isso não é desculpa para não aprender.
Invista primeiro na sua instrução, pois o único ativo real que você possui é a sua mente e é o investimento mais importante que dominamos.
Veja o exemplo do ladrão. Ele entra numa casa e rouba todos os eletrodomésticos, eletro-eletrônicos, moveis e não rouba sequer um livro da estante. Da mesma forma, noventa por cento da população compra aparelhos de TV e apenas dez por cento compram livros de investimentos e negócios.
Se quer pilotar um avião, é aconselhável tomar aulas antes. Se quer investir, treine a sua mente. A queda pode ser maior do que a do avião se você entrar no jogo sem estar treinado.
Passo número 3 – o poder da associação – escolha bem os seus amigos. Não procure ficar amigo por causa do dinheiro que uma pessoa possa ter, mas sim pelo conhecimento dela.
Os amigos ricos falam de dinheiro porque se interessam pelo assunto e não para se gabarem, como podem pensar alguns. E pode observar que quem vive em dificuldades financeiras não gosta de falar de dinheiro ou investimentos. Acham que não é educado ou intelectual.
Outro fato interessante é que os amigos pobres dos ricos nunca perguntam a eles como conseguiram ficar ricos. Ao invés disso, pedem dinheiro emprestado ou emprego.
Nesse sentido, fica uma advertência: não ouça as pessoas pobres ou apavoradas. Eles sempre sabem porque a coisa não funciona e o pessimismo deles contagia. Eles escutam sempre os analistas pessimistas e tentam sempre fazer você desistir de um negócio ou investimento.
Existe também um outro ponto porque também é importante você conhecer as pessoas certas. É bem difícil ser fiel à si mesmo e não acompanhar a multidão, principalmente quando se trata de investimentos. Mas coloque uma coisa na cabeça, quando um investimento está nas manchetes dos jornais, é geralmente tarde demais para se ganhar dinheiro. Você deve procurar um negocio novo.
O investidor sofisticado não se afoba e espera o próximo negocio. O investidor sofisticado entra no negocio, tem seu lucro e se retira. Só então é que o investidor de massa entra, quando o investimento só rende merreca. O investidor sofisticado investe quando o negocio ainda não é popular.
Porque eles fazem isso? Porque os ganhos dos investimentos são gerados quando compramos e não quando vendemos.
Mas como saber onde estão os negócios novos? O ponto chave do poder da associação vem agora. Os ricos tem informações privilegiadas e também fabricam informações. Você tem que saber quando será a próxima subida, entrar e sair antes da próxima queda.
Para isso existem os amigos.
Passo número 4 – o poder do aprendizado rápido – domine uma fórmula e então aprenda outra.
Você se torna aquilo que você estuda. Cuidado com o que você estuda e aprende, pois você se torna aquilo que põe na cabeça. Se você estuda culinária, você se torna um cozinheiro.
A massa tem uma formula básica aprendida na escola: trabalhe pelo dinheiro. Se você esta cansado do que faz, não está na hora de mudar a forma de como você ganha dinheiro?
Faça um curso sobre investimentos. É necessário disciplina para por em ação o que você aprendeu. Qual será o próximo passo? Procurar outros formulas em outros cursos.
Ao se fazer um curso de investimentos, muitas vezes não se usa a informação aprendida de forma direta, mas sempre se aprende algo novo que pode ser usado algum outro dia.
Então o ponto chave desse poder é que nem conta tanto o que você sabe, pois com freqüência o que você sabe já está ultrapassado. O que conta é a rapidez com que você aprende. Esta habilidade não tem preço. Trabalhar pelo dinheiro é formula usada pelos homens primitivos.
Passo número 5 – o poder da autodisciplina – pague a você mesmo primeiro.
Se você não pode se controlar, não tente ser rico. A falta de autodisciplina é que leva um sujeito a comprar um carro mais caro ou ir para um cruzeiro quando recebe um aumento.
A autodisciplina é o passo mais difícil de se dominar. A autodisciplina é o fator número 1 a separar ricos, pobres e classe média.
Pessoas que tem baixa auto-estima e reduzidas tolerância à pressão financeira não poderão nunca serem ricas e quem não tem autodisciplina se torna muitas vezes vitima daqueles que a possuem.
Dentro da autodisciplina existem os três poderes de gerencia necessários ao seu sucesso financeiro. A gestão de fluxo de caixa, a gestão de pessoal e a gestão pessoal do tempo.
Essas habilidades de gerencia são extremamente importantes para conduzir a forma como você vive sua vida como individuo, integrante de uma família, nos negócios, em uma organização de caridade, cidade ou nação.
Quando falamos pague a si mesmo primeiro não quer dizer que seja irresponsável e deixe de pagar as suas contas. Não é isso. Mas quando se paga primeiro aos outros, geralmente não sobra nada pra você.
Mesmo sem muito dinheiro, pague a si mesmo antes, em qualquer circunstancia. Uma dica também é manter sempre as suas contas em baixo nível para ser possível pagá-las sem muito esforço.
E quando os credores gritam, inspiram você a sair e procurar um jeito de arrumar a grana pra pagar a eles.
Qual seria a estratégia certa? Não se endivide demais. Forme seus ativos primeiro, depois compre seus luxos. Quando apertado, jamais gaste sua poupança ou venda seus investimentos. Use a pressão para inspirar seu gênio financeiro a descobrir novas formas de ganhar dinheiro.
Os pobres sim, em qualquer aperto, eles metem logo a mão na poupança. Mas saiba que a poupança é usada para criar mais dinheiro e não para pagar as contas. Se você não for resistente, o mundo irá bater forte em você.
Importante salientar uma coisa. Este principio não significa auto-sacrifício ou abstinência financeira. Não significa pagar a você e passar fome. A vida foi feita para ser aproveitada. Treine seu gênio financeiro e tenha todas as coisas boas da vida, enriquecendo e pagando as contas sem sacrifício.