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Não é porque temos mais fontes de conselhos sobre investimentos que você deve ler, escutar ou assistir todos eles. Eis algumas receitas para escolher inteligentemente entre os conteúdos disponíveis no mercado.
A primeira regra pra maximizar as suas chances de encontrar as melhores informações sobre investimentos é reconhecer que não existe almoço gratuito. Muitas pessoas são seduzidas pela idéia de "informação gratuita". Observe na sua TV, rádio ou internet e você se deparara com montanha de coisas "de graça".
Claro, alguém está pagando para promover todo esta conteúdo "de graça" e ele está ali por alguma razão. Na maioria das vezes, a publicidade está pagando a conta. E é aí que mora o grande perigo. Imagine por um momento que em vez de comprar um livro, você pudesse obter uma cópia apenas indo a uma livraria e legalmente pegando da prateleira e indo embora. Depois suponha que esse livro fosse totalmente financiado por propagandas. Em vez de 450 páginas, este livro teria 900, com metade das páginas dedicadas à anúncios.
Então veja, apesar do livro ser mais grosso, seria de graça. Aí você pensa que ainda assim estaria no lucro, pois o livro contem informação alem dos comerciais, mas não é assim na maioria das vezes. Alguns autores optam por escrever livros que são iguais a um anuncio, em que ele tenta "vender" alguma idéia. Esses autores não estão interessados em educar ou ajudar as pessoas da mesma forma em que estão interessados em vender algo pra você.
Assim, por exemplo, um autor pode querer escrever que os mercados são muito complicados para os simples mortais, que você não pode nem sonhar em querer investir sozinho e que você precisa de um consultor financeiro, que, para não grande surpresa, ele vem a ser um. Em resumo, propaganda sempre compromete a qualidade do conselho financeiro.
Com isso não se quer dizer que não vai encontrar dicas úteis de investimentos na mídia. Você pode encontrar bons programas de investimentos no radio, TV e alguns sites úteis de investimentos na internet.Entretanto, estes seriam exceções à regra que diz que onde há propaganda, há pouca informação disponível. Da mesma forma, apenas porque revistas e jornais tem muita propaganda não quer dizer que alguns colunistas e seus artigos não mereçam serem lidos.
A propaganda pode causar os seguintes problemas:
Conteúdo influenciado - muitas companhias donas de jornais ou editoras de revistas e assim como estações de radio e TV que trabalham com anúncios alegam que o departamento comercial é separado do departamento editorial. A verdade, entretanto, é que na maioria dessas empresas, os anunciantes influenciam no conteúdo. No mínimo, o ambiente editorial é conivente para a venda do produto do anunciante. Os canais de televisão sobre mercado de ações, por exemplo, tem muitos anúncios de corretores induzindo os investidores a comprar ações que eles estão querendo vender. Pior ainda, muitos canais tem anúncios de empresas que dizem que podem ensinar a você como ganhar muito dinheiro com ações, praticando o que eles chamam de "day trading".
Sem surpresa, estas estações de TV oferecem muitos jornais de noticias que endossam ecoisas rradas (como day trading) em vez de condenar essas ações. Em vez de se perguntarem o que é de melhor interesse pros telespectadores e leitores, os executivos da mídia e editores se perguntam o que irá chamar mais atenção e conseqüentemente, mais anunciantes.
Conteúdo corrompido - em muitas empresas, os anunciantes podem ter uma influencia direta e manipulador no conteúdo editorial. Especificamente, algumas empresas da mídia e editoras não irão simplesmente dizer nada negativo sobre um grande anunciante ou irão enaltecer propositalmente e endossar companhias de investimentos que são grande anunciantes.
A influencia da propaganda esmaga a liberdade de expressão e, mais importante, afastam os leitores e telespectadores de saberem da verdade e de terem o melhor conselho financeiro.
Conteúdo de baixa qualidade - devido às razoes explicadas anteriormente, algumas fontes de informações de investimentos simplesmente cortam caminho quando se trata de prover conteúdo de qualidade. Uma vez que os consumidores não pagam nada para a maioria das fontes de investimentos, a mídia é incentivada a vender espaço pra publicidade e não contratam escritores de gabarito que podem dar boas informações.
Então veja, apesar do livro ser mais grosso, seria de graça. Aí você pensa que ainda assim estaria no lucro, pois o livro contem informação alem dos comerciais, mas não é assim na maioria das vezes. Alguns autores optam por escrever livros que são iguais a um anuncio, em que ele tenta "vender" alguma idéia. Esses autores não estão interessados em educar ou ajudar as pessoas da mesma forma em que estão interessados em vender algo pra você.
Assim, por exemplo, um autor pode querer escrever que os mercados são muito complicados para os simples mortais, que você não pode nem sonhar em querer investir sozinho e que você precisa de um consultor financeiro, que, para não grande surpresa, ele vem a ser um. Em resumo, propaganda sempre compromete a qualidade do conselho financeiro.
Com isso não se quer dizer que não vai encontrar dicas úteis de investimentos na mídia. Você pode encontrar bons programas de investimentos no radio, TV e alguns sites úteis de investimentos na internet.Entretanto, estes seriam exceções à regra que diz que onde há propaganda, há pouca informação disponível. Da mesma forma, apenas porque revistas e jornais tem muita propaganda não quer dizer que alguns colunistas e seus artigos não mereçam serem lidos.
A propaganda pode causar os seguintes problemas:
Conteúdo influenciado - muitas companhias donas de jornais ou editoras de revistas e assim como estações de radio e TV que trabalham com anúncios alegam que o departamento comercial é separado do departamento editorial. A verdade, entretanto, é que na maioria dessas empresas, os anunciantes influenciam no conteúdo. No mínimo, o ambiente editorial é conivente para a venda do produto do anunciante. Os canais de televisão sobre mercado de ações, por exemplo, tem muitos anúncios de corretores induzindo os investidores a comprar ações que eles estão querendo vender. Pior ainda, muitos canais tem anúncios de empresas que dizem que podem ensinar a você como ganhar muito dinheiro com ações, praticando o que eles chamam de "day trading".
Sem surpresa, estas estações de TV oferecem muitos jornais de noticias que endossam ecoisas rradas (como day trading) em vez de condenar essas ações. Em vez de se perguntarem o que é de melhor interesse pros telespectadores e leitores, os executivos da mídia e editores se perguntam o que irá chamar mais atenção e conseqüentemente, mais anunciantes.
Conteúdo corrompido - em muitas empresas, os anunciantes podem ter uma influencia direta e manipulador no conteúdo editorial. Especificamente, algumas empresas da mídia e editoras não irão simplesmente dizer nada negativo sobre um grande anunciante ou irão enaltecer propositalmente e endossar companhias de investimentos que são grande anunciantes.
A influencia da propaganda esmaga a liberdade de expressão e, mais importante, afastam os leitores e telespectadores de saberem da verdade e de terem o melhor conselho financeiro.
Conteúdo de baixa qualidade - devido às razoes explicadas anteriormente, algumas fontes de informações de investimentos simplesmente cortam caminho quando se trata de prover conteúdo de qualidade. Uma vez que os consumidores não pagam nada para a maioria das fontes de investimentos, a mídia é incentivada a vender espaço pra publicidade e não contratam escritores de gabarito que podem dar boas informações.
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