Como quase todo artigo sobre negócios e economia fala, sim, nos próximos anos deverão ocorrer grandes e rápidas mudanças nos mercados financeiros e no quadro político mundial. E como todos nós, pessoas informadas sabemos, temos que estar preparados para não sermos pegos de calças curtas numa dessas passagens. Pelo contrário, temos que aproveitar as oportunidades que essas mudanças proporcionam.
Por isso, é fundamental termos em mente que o importante não é o quanto ganhamos, mas sim o quanto conservamos desse dinheiro, pois precisamos ter dinheiro pra aproveitar as oportunidades e para nos blindarmos contra os vendavais, não é verdade?
Alem de termos esse dinheiro, é necessário possuir um vasto conhecimento de contabilidade, caso contrário, todo o nosso lucro pode ser devorado pelo voraz leão. Nesse sentido, a contabilidade pode ser um dos assuntos mais áridos do mundo. Mas cuidado, pode ser também o mais confuso. Porém, se você pensa em ganhar dinheiro de verdade, ele é o seu assunto mais importante.
Como regra numero 1, você tem que conhecer a diferença entre um ativo e um passivo e passar a comprar ativos. Os ricos compram ativos. Os pobres e a classe média compram passivos pensando serem ativos. Não caia nessa armadilha.
O que define um ativo não são as palavras, mas sim os números. Ao se aprofundar na contabilidade, você verá que nela não importam os números, mas o que os números contam. Como num texto, as palavras não importam, mas sim a historia que elas contam.
Vejamos um pouco de contabilidade. Temos um fluxo de caixa, que é composto pela demonstração de renda (renda e despesas) e pelo balanço (ativos e passivos). A demonstração de renda mede a renda e a despesa, isto é, dinheiro que entra e dinheiro que sai. O balanço é o equilíbrio entre ativos e passivos.
Então vejamos um fluxo de caixa de um ativo. A renda é proveniente dos ativos. No fluxo de caixa de um passivo, o passivo gera despesas. Diferença brutal, não acha? Um ativo é algo que põe dinheiro no seu bolso. Um passivo é algo que tira dinheiro do seu bolso. Se quer ser rico, passe a vida comprando ativos. Se quer ser pobre ou classe média, passe a vida comprando passivos.
Esses dados são simples de entender, não? Mas o simples fato das pessoas não conseguirem entender conceitos básicos como estes que elas vivem em dificuldades financeiras. Senão vejamos. Analise um fluxo de caixa de um pobre ou de uma pessoa que ainda mora com os pais. A sua renda vem do emprego e suas despesas são gastas com impostos, alimentação, vestuário, transporte, aluguel e diversão. Não possui ativos nem passivos.
Agora vejamos um fluxo de caixa de uma pessoa classe média. A sua renda novamente vem do emprego e suas despesas são gastas com impostos, alimentação hipoteca, diversão, vestimentas e automóvel. Mas agora ele está um pouco mais complicado, pois alem de não possuir ativos, a sua coluna de passivos também arranca dinheiro do seu bolso todo mês, com a casa, com empréstimos do carro e cartões de credito.
Analisemos agora um fluxo de caixa de um rico. A sua renda vem da coluna de ativos, que podem ser ações, títulos, promissórias, imóveis geradores de renda ou royalties. Ele não possui passivos e suas despesas são pagas também com sua renda, que são os dividendos e os juros ou aluguel de imóveis ou royalties.
Ao não entender esse simples processo descrito acima, o indivíduo considera que mais dinheiro resolveria seus problemas. Mas não resolverá. O importante é entender como funciona o sistema, por isso se faz necessário uma alfabetização financeira.
É necessário essa alfabetização pro seu sonho financeiro não se tornar seu pesadelo. Senão vejamos: sua renda aumenta, você compra uma casa maior, ai vem as property taxes, a prestação do carro, os moveis pra mobiliar a casa maior, os eletrodomésticos, os filhos, uma maior alíquota de imposto, pois afinal você esta ganhando mais, a hipoteca que drena quase todo o seu salário...
Para completar o problema, existe ainda um outro fator importante: as pessoas adoram seguir a multidão. Só gostam de fazer o que todo mundo faz. E ao fazer isso, eles se conformam em vez de questionar. E mais uma vez, impedem de fazer com que o cérebro trabalhe. Assim, se matam de trabalhar pra comprar um objeto melhor do aquele que o vizinho possui... Aí não podem pagar e os cobradores não perdoam...
Se fossemos falar de uma fórmula de sucesso, essa seria: 1) compre ativos geradores de renda; 2) reduza passivos e despesas e 3) deixe a coluna de ativos ficar grande o suficiente pra permitir investimentos mais especulativos, que é onde de fato o indivíduo vai buscar grana de verdade. Isso é o que fazem os ricos. Mas o que é ser rico? Quanto dinheiro precisamos ter para sermos considerados ricos? A definição que mais me agrada é a que diz que a riqueza é a capacidade de uma pessoa sobreviver tantos dias a mais... Isto é, trata-se da medida do fluxo de caixa gerado pela coluna dos ativos em comparação com a coluna das despesas.
Por exemplo, se os seus ativos geram $1,000 por mês e suas despesas mensais são de $2,000 por mês, você possui fluxo de caixa suficiente pra metade do mês, certo? Quando você tiver fluxo de caixa de $2,000 por mês, você pode se considerar rico, pois nunca mais precisará trabalhar na vida e até o dia que você morrer, você terá no mínimo esse montante.
De maneira que, se você não gastar toda a renda gerada pelos ativos, você poderá reinvestir esse excedente, aumentando assim o tamanho dos seus ativos. Uma maneira fácil de se fazer isso é reduzindo as suas despesas.
Li um livro de um sujeito que se aposentou aos 34 anos de idade e se auto proclama “O cara que se aposentou mais jovem na história do Canadá”. Ele gastou cerca de $120,000 pra montar seu portfolio de ações, que dez anos depois, já valia algo em torno de $350,000. Incluindo juros e dividendos, ele tinha uma renda anual de cerca de $24,000, isso sem vender uma única ação. Dessa forma, ele terá no mínimo $2,000 dólares por mês ate o dia de sua morte e esse dinheiro suprirá suas necessidades, uma vez que ele adaptou suas despesas à esse montante.
Bem longe dos milhões que as pessoas dizem que precisam pra se aposentar, não?
Sem falar no fato de que as ações estão se valorizando e talvez seu portfolio venha a valer uns $600,000 daqui a uns 10 anos. Formidável não? Pra que isso aconteça, você precisa somente se alfabetizar financeiramente e entender que investir não é arriscado. Arriscado é viver pra pagar contas e não saber de fato se o patrão irá demiti-lo na segunda-feira de manha, se tiver acordado de mau humor.