Dando continuidade aos posts relativos ao livro Pai rico, pai pobre, é preciso enfocar um ponto importante. Um dia Roy Kroc, fundador do McDonalds, perguntou em uma palestra: Alguém sabe me dizer qual é o meu negócio? Todos os presentes caíram na gargalhada e responderam: Lógico que sim, você é o maior vendedor de hambúrgueres do mundo.
Calmamente ele respondeu: estão errados, meus amigos. Minha profissão é vender franquias de hambúrgueres, mas o meu negocio são os imóveis!!!
Então ele expôs o plano de negócios do McDonalds. Ele vendia franquia de hambúrgueres, porem sem perder de vista a localização das mesmas, pois a localização era fator primordial pro sucesso do grupo.
E o segredo de Kroc era que cada franqueado pagava o terreno para a organização dele. Assim, hoje em dia, ele é o maior proprietário individual de terrenos do mundo, maior até que a Igreja Católica. E os seus terrenos estão sempre entre os mais valorizados de cada cidade ou região.
Então vejamos a diferença entra profissão e negócio. Profissão é a de bancário, e o negócio é o banqueiro. Profissão, venda de franquias de hambúrgueres, e o negócio, acumular imóveis geradores de renda.
O erro principal de quem estuda para ter uma profissão é que você se torna aquilo que você estuda. Se estudou Biologia, será um biólogo. Se estudou Direito, serás um advogado. E fazendo isso, você se esquece de cuidar do seu próprio negocio para cuidar do negócios dos outros.
Assim, as pessoas costumam sempre repetir as mesmas frases: Preciso de um aumento. Se pelo menos eu arranjasse uma promoção. Vou voltar a estudar pra conseguir um emprego que pague melhor. Vou fazer hora extra. Quem sabe não consigo mais um emprego? Arranjei um emprego com salário melhor.
Em vez de estarmos preocupados com essas frases ditas no parágrafo anterior, precisamos nos preocupar em comprar ativos que não precisem da nossa presença, tais como ações, títulos, fundos mútuos, imóveis que gerem renda, promissórias, royalties de propriedade intelectual, ou tudo o que tenha valor, gere renda ou se valorize e que tenha um mercado liquido.
Dessa forma, coloque de uma vez por todas a seguinte frase na sua cabeça: “Se um dólar entrar na sua coluna de ativos, nunca mais deixe que esse dólar saia dela”.
No comments:
Post a Comment