Wednesday, September 8, 2010

Olhando a vida de formas diferentes

Dando continuidade ao livro Pai rico, pai pobre, Robert, que era o autor, tinha um pai que era altamente inteligente, tinha Phd. na sua área e cursou as universidades de Stanford, Chicago e Northwestern. Era um senhor carismático, forte e influente, que acreditava firmemente na educação. Foi bem sucedido na sua carreira, auferiu quantias razoáveis e trabalhou arduamente a vida inteira, mas sempre enfrentou dificuldades financeiras e deixou um monte de contas pra pagar quando morreu.

O mesmo aconteceu comigo. Meu pai era um homem extremamente inteligente, foi um pioneiro da computação no Brasil e acreditava firmemente na educação formal. Foi bem sucedido na carreira, criou um nome entre seus pares, ganhou quantias excelentes e trabalhou arduamente até se aposentar. Mas também enfrentou dificuldades financeiras e quando se foi, em 2009, deixou-nos somente uma casa. 

Na rua de Robert, morava seu amigo Mike. O pai de Mike nunca concluiu o segundo grau. Era também forte, carismático e influente. Acreditava também na educação, mas não na educação igual a que o pai de Robert cara acreditava. O pai de Mike também foi bem sucedido na sua carreira, ganhou quantias razoáveis e também trabalhou arduamente sua vida inteira. Mas o pai de Mike se tornou o homem mais rico do Hawaii e quando morreu, deixou milhões de dólares pra família, pra instituições de caridade e pra igreja.

Da mesma forma, eu tenho conhecidos e familiares que não ganharam dinheiro com seus empregos formais e que ganharam grandes quantidades de dinheiro, trabalhando arduamente a vida inteira e que quando morreram, deixaram uma verdadeira fortuna pros seus herdeiros. 

O que levou à essa diferença toda, se no começo da vida, o pai verdadeiro ganhava muito mais do que o pai de Mike, tendo em vista que era bem qualificado e tinha ótimo emprego? A resposta é simples: somente o modo de se organizar com relação ao dinheiro. Observe bem a diferença entre eles.

O pai de Robert dizia que o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal. Ele dizia sempre a frase: “Não dá pra comprar isso!”.

Ao dizer que “Não dá pra comprar isso!”, criamos uma afirmativa, o que nos deixa sem alternativa e seu cérebro pára de funcionar com relação a isso. É a morte do assunto.

O pai de Mike dizia que a falta de dinheiro é a raiz de todo o mal. Ele dizia sempre: “O que posso fazer pra comprar isso?”.

Ao indagar “O que podemos fazer pra comprar isso?”, criamos uma pergunta, que obriga você a refletir e põe seu cérebro pra trabalhar, exercitando a mente, que é o computador mais poderoso do mundo.

Uma das razões pelas quais o ricos ficam cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres e a classe média luta com dívidas é que o assunto dinheiro não é ensinado nem na escola e nem em casa. O fato é que a escola se concentra nas habilidades profissionais e acadêmicas e não nas habilidades financeiras.

Vejam só a diferença de percepção com relação às seguintes questões:

Impostos - O pai de Robert acreditava que os ricos devem pagar mais impostos para atender aos mais pobres. O pai de Mike achava que os impostos punem quem produz e recompensam os que não produzem.

Carreira - O pai de Robert dizia: “Estude arduamente pra conseguir um emprego em uma boa empresa”. O outro dizia: “Estude arduamente para poder comprar uma boa empresa”.

Família - O pai de Robert dizia: “Não sou rico porque tenho filhos”. O outro dizia: “Tenho que ser rico por causa de vocês, meus filhos!”.

Hora do jantar - O pai de Robert dizia: “Não quero que se fale de dinheiro na hora do jantar”. O outro dizia: “Vamos aproveitar a hora do jantar pra discutir sobre dinheiro e negócios”.

Risco - O pai de Robert dizia: “Em questões de dinheiro, seja cuidadoso, não arrisque!”. O outro dizia: “Em questões de dinheiro, aprenda a administrar o risco!”.

Casa – O pai de Robert dizia: “Nossa casa é nosso maior investimento e nosso maior patrimônio!”. O outro dizia: “Minha casa é uma dívida e se sua casa for seu maior investimento, você terá problemas!”.

Contas – O pai de Robert dizia: “O que eu mais gosto de fazer quando recebo meu dinheiro é pagar as minhas contas em primeiro lugar!”. O outro dizia: “Primeiro, eu pago a mim mesmo, só depois eu pago as contas!”.

Assim, mesmo o pai de Robert tendo ganhado mais dinheiro do que o pai de Mike no inicio da carreira, morreu pobre e devendo, enquanto o outro morreu rico e deixando dinheiro pros outros.

Isso ocorreu simplesmente porque o dinheiro vem e vai nas mãos de todo mundo, mas se você tiver sido educado quanto ao funcionamento dele, você adquire poder sobre o mesmo e pode começar a construir riqueza. Foi exatamente o que ocorreu com o pai de Mike.

Com relação às idéias do pai de Mike sobre a sua casa ser uma dívida, eu discordo dessa idéia, mas depois explicarei as minhas razões e explicarei as razões dele. 

No comments:

Post a Comment