Bem, com esse post damos início aos pontos principais do livro "Investing For Canadian For Dummies", escrito por Eric Tyson e Tony Martin. Aplica-se muito bem pro brasileiro que mora aqui, pois estou trazendo os conceitos também do inglês pro português. Trata-se também de um livro básico, sobre os conceitos fundamentais dos investimentos, mas que vem a ser um pouco mais aprofundado do que o "Pai rico, pai pobre".
Não é todo mundo que consegue fazer com que o dinheiro sobre no final do mês pra investir, mas se você faz parte da minoria que conseguiu acumular algum dinheiro pra investir, meus parabéns! Você conseguiu o que a maioria das pessoas do mundo não conseguiu ainda.
Se você quer conseguir realizar seus objetivos pessoais, financeiros e seus sonhos, como comprar uma casa, começar o seu próprio negocio, pagar a universidade dos seus filhos, comprar uma lancha, uma casa de praia ou simplesmente se aposentar, você precisa saber como investir bem o seu dinheiro ou então a realização desses sonhos pode se tornar um pesadelo.
Nesse sentido, é importante dizer que ninguém deve cair na besteira de acreditar que, para acumular significante riqueza você precisa fazer algo complicado ou fora do comum. A verdade pura é que copiando caminhos já trilhados e simples princípios e estratégias de investimentos, você poderá ter ótimos retornos e conquistar a tão sonhada independência financeira.
Investir só é complicado pra quem não conhece o oficio. Voce não precisa olhar com admiração para aquele cara de terno, executivos das bolsas de valores, pensando que eles são magos ou possuem informações privilegiadas, que te intimidam e faz com que você nunca ouse em querer fazer parte desse clube seleto.
Nunca esqueça: todos eles, assim como você e eu, começaram com o mesmo grau de conhecimento financeiro: nenhum!!! Ninguém nasce sabendo investir. A arte de investir não vem construída dentro de você, como o ato de respirar.
A única diferença entre aqueles que sabem e aqueles que não conhecem sobre investimentos é que: os que sabem investiram tempo e energia para adquirir o conhecimento sobre o mundo financeiro.
Alguém que você acha que é um às financeiro talvez não passe de um investidor burro. Eles não são nem piores nem melhores do que você. Só sabem um pouco mais. Até agora!
Agora que você já sabe que é humanamente possível ser um investidor bem-sucedido, você poderia me dizer o que é investir? Quando alguém fala em investir, logo surge à nossa mente que se trata de algo positivo. Mas o que vem a ser isso?
Investir significa guardar dinheiro para usá-lo no futuro. Se você guarda seu dinheiro debaixo do colchão, você está investindo. Investimento este que não rende juros, é verdade, e está sujeito à roubo e a pegar fogo. Mas não deixa de ser um investimento. O pai rico discorda desse conceito, mas eu acredito que é real.
Muitas pessoas colocaram seu dinheiro no colchão durante a Grande Depressão dos anos 1930 nos Estados Unidos. Fazia sentido, porque os bancos estavam falindo e o mercado de ações despencou de cima do abismo. Por isso, naquela época, o colchão era um lugar muito bom para deixar sua grana.
O ato de investir envolve o processo de fazer escolhas. Não importa se você coloca seu dinheiro no colchão, no banco ou no negócio de algum parente, você terá que decidir aonde irá investir. Algumas pessoas investem em coisas que não são adequadas para os seus objetivos. Temos que evitar os quatro exemplos a seguir:
1 – Evite deixar o dinheiro parado na conta corrente por muitos anos, onde não gera juros ou gera juros insuficientes;
2 – Evite corretores ou consultores financeiros que estão mais interessados em vender os produtos dele pra você do que em saber se você vai ganhar dinheiro ou não. Observe com cuidado também as altas comissões e taxas administrativas;
3 – Observe se os seus investimentos não estão baseados em objetivos que você não possui mais. Sua situação muda ao passar dos anos e investimentos que fariam sentido até cinco anos atrás podem estar obsoletos hoje.
4 - Se você herdou investimentos, além deles poderem não fazer mais sentido hoje, quem garante que eles são bons investimentos? Então procure saber a respeito deles e o que significam na atualidade.