Passo número 6 – o poder do bom conselho – paguem bem aos seus corretores, advogados e contadores. Bons profissionais devem ser bem pagos. Os serviços deles devem render bom dinheiro à você e quanto mais dinheiro ganharem, mais dinheiro você irá ganhar.
Vivemos na era da informação e informação não tem preço. Bons corretores te oferecem boas informações e gastam o tempo deles pra instruir você. O que se paga a um corretor é pouco com relação ao dinheiro que você pode ganhar em conseqüência das informações que ele possui.
Bons corretores, alem de ganharem dinheiro para nós, ainda nos poupam tempo. O corretor é seus olhos e ouvidos no mercado. Eles estão lá todos os dias, enquanto nós podemos tomar uma cerveja ou jogar baralho nessa hora.
As pessoas insistem em dar 15% de gorjeta nos restaurantes por um péssimo serviço e reclamam em pagar 5% para um corretor. Em outras palavras, as pessoas gostam de dar gorjetas à pessoas que figuram na coluna das despesas e maltratam as que estão na coluna de ativos. Isso não é inteligência do ponto de vista financeiro.
Mas, é importante lembrar, é preciso fazer a diferença entre um corretor que vende imóveis e um corretor que vende investimentos. O mesmo se aplica à ações, títulos, fundos mútuos e seguros que se autodenominam consultores financeiros.
Ao visitarem um profissional, procure descobrir quantos imóveis ou ações eles possuem pessoalmente e qual a alíquota de impostos que pagam.
Os bons corretores dedicarão tempo para instruí-lo e eles podem ser o melhor ativo que você pode encontrar. Seja justo com eles e a maioria deles será justo com você. Se quiser cortar comissões o tempo todo, porque razão eles iriam ajudar a você?
Um dos grandes motivos pelos quais as pessoas não procuram profissionais competentes é que elas só conseguem gerenciar e trabalhar com pessoas que considerem inferiores a si próprias e sobre quem podem ter poder, como subordinados, em relação a um trabalho.
Muitos gerentes médios continuam nessa posição e não são promovidos porque sabem como trabalhar com pessoas que estão abaixo delas, mas não sabem trabalhar com pessoas que estão acima.
A verdadeira habilidade é administrar e pagar bem as pessoas que são mais inteligentes do que você em alguma área técnica. Por isso as grandes empresas tem conselhos administrativos. Você também precisa de um. Isso é inteligência financeira.
Passo número 7 – seja um doador índio – o poder de se obter alguma coisa à troco de nada.
Quando foram colonizar a América, os colonizadores encontraram muitos índios pelo caminho. À noite, quando tinham frio, um índio dava um cobertor para o colono. Achando que era um presente, o colono ficava ofendido quando o índio pedia o cobertor de volta.
Os índios por sua vez, ficavam espantados quando percebiam que os colonos não queriam devolver o cobertor.
Quando um investidor sofisticado dá uma de doador índio, ele se pergunta: “quando posso ter meu dinheiro de volta?”. E quer saber também o que pode obter de graça (participação nos lucros). Por isso, a atenção sobre o retorno sobre o investimento é tão grande. Ao retirar o capital investido através dos lucros, obtém-se o ativo de graça.
Os investidores sábios dão mais atenção ao retorno sobre o investimento. Eles são os ativos que você obtém de graça depois que você recebe o seu dinheiro de volta. Isso é inteligência financeira.
Passo número 8 – o poder do foco – ativos compram supérfluos. Embora o processo de gerar fluxo de caixa a partir da coluna de ativos seja fácil, é a fortaleza mental de direcionar o dinheiro que é difícil.
Devido às tentações exteriores e a necessidade de mostrar aos outros o que temos, é bem mais fácil nesse mundo de consumismo torrar o dinheiro na coluna das despesas. A falta de fortaleza mental faz com que o dinheiro flua pelos caminho de menores resistências.
Se você der $10,000 dólares a 100 pessoas, apos um ano você teria o seguinte resultado: 80 delas não teria mais nenhum tostão e aumentariam seus endividamentos, pois usariam o dinheiro para dar entrada num bem muito mais caro, tipo carro, casa, moveis, viagens e eletrodomésticos.
16 teriam aumentado esses $10,000 com um retorno de 5 à 10%. E apenas 4 teriam aumentado esses $10,000 com um retorno superior à 20%.
O problema é que todos nós gostamos dos supérfluos. A diferença é que algumas pessoas os compram em prestações e outras os compram com a renda gerada pela coluna de ativos.
Nos preocupamos em obter as coisas que desejamos em vez de nos concentramos em criar dinheiro. É uma solução bem fácil no curto prazo, mas bastante nociva no longo prazo.
O dinheiro é uma força poderosa, mas infelizmente, as pessoas usam essa força contra elas mesmas. Se o dinheiro for mais esperto que você, você trabalhará a vida inteira. Para ser senhor do dinheiro, você precisa ser mais esperto do que ele.
Se for mais esperto do que ele, o dinheiro fará o que você mandar. Ele te obedecerá. Em vez de ser escravo, você será o senhor. Isso é inteligência financeira.
Passo número 9 – o poder do mito – a necessidade de termos heróis. Copiar ou emular heróis é um aprendizado poderoso. Ter heróis faz com que nos apropriemos de uma fonte imensa de gênio em estado puro.
Os heróis fazem mais do que simplesmente nos inspirar. Eles fazem com que as situações pareçam fáceis. Fazendo isso, eles nos convencem a querer ser como eles. É aquela coisa, “se eles podem, eu também posso!”.
Quando se trata de investimento, há gente demais querendo complicar. Procure heróis que façam as situações parecerem fáceis.
Passo número 10 – o poder da doação – ensine e receberás. Se você deseja algo, primeiro você precisa dar. Doe antes o que você quer e essa coisa retornará para você aos montes.
Esse principio pode ser usado para tudo nessa vida. De dinheiro à sorrisos, de amor à amizade. Nunca se esqueça: “Deus não precisa receber, mas os homens precisam doar”.
Quanto mais você ensina o que quer aprender, mais você aprende. Quando você está ensinando, uma torrente de novas idéias e distinções mais sutis surgirão.
Há neste mundo poderes muito mais fortes do que nós. Apesar de você poder chegar lá por si próprio, você chegará mais rápido com o auxilio dos poderes superiores.
Seja generoso com o que você tem e isso fará com que os poderes superiores sejam generosos com você.
No comments:
Post a Comment