
Apesar de existirem poucos obstáculos para se colocar um web site no ar, o que torna bem fácil para os trambiqueiros e incompetentes se instalarem no mundo on-line e começarem a dar suas dicas falsas e mal intencionadas, a internet também pode oferecer recursos maravilhosos se você souber onde procurar e como discernir o que é bom do monte de asneiras.
A Securities and Exchange Comission (SEC), nos Estados Unidos, acabam com muitos trambiqueiros on-line. Mesmo que você seja esperto o suficiente para não cair nos truques que oferecem mundos e fundos, você está bastante propenso a aceitar falsos conselhos.
Fraude e péssimos conselhos existem muito antes do advento da internet. O SEC descreve a fraude on-line como sendo "uma nova mídia, a mesma mensagem". Para não cair nesses truques, analise os seguintes pontos:
Analise as intenções - descubra quem está por trás do site antes de você começar a confiar na informação gerada por ele. Quando navegar pela net com intenção de investir ou aprender sobre investimento, lembre-se que empresas que prestam serviços financeiros e que querem vender alguma coisa estão por trás da maioria dos sites. Assim, o acesso de graça a esses sites é financiada por empresas que querem que você compre o que elas estão vendendo.
Alguns sites possuem tamanho gigantesco, fornecendo muita informação e dias e tentam esconder a identidade da empresa que gerencia o site, para disfarças suas reais intenções. Dito isto, não vá pra web atrás de conselhos ou opiniões, pois geralmente elas não são objetivas. Da mesma forma, use as calculadoras científicas on-line com certo ceticismo. A maioria delas é invariavelmente simplista demais ou possuem caráter parcial.
Muitos web-sites possuem ícones que você pode clicar para conhecer o background do dono do site e descobrir se o site está procurando anunciar produtos ou não. Com um simples clique, você pode rapidamente ver que um site que se diz referencia em encontrar as melhores ações de pequenas empresas para se investir pode ser nada mais nada menos do que um diretório on-line de empresas que pagam ao site taxas de propaganda.
Procure sites que praticam controle de qualidade no que se posta e usam fortes critérios para filtrar informações externas ou sobre as empresas que listam. Não é porque João, Jose e Maria podem colocar um site a relativo baixo custo que esse web site e suas dicas merecem o seu tempo em lê-lo. Aposte na reputação do nome. Você vai ver que as companhias que prestam serviços financeiros com integra reputação off-line são as mesmas que oferecem os melhores serviços, íntegros e com reputação, também no mundo on-line.
Analise os feedbacks - a internet pode ser bastante útil para se fazer pesquisa de satisfação. Nos fóruns, todas as conversas praticamente começam com um usuário perguntando ao outro o que ele achou dos serviços de determinada empresa. Se você esta investigando uma empresas em potencial, a internet pode ser muito eficiente para se conseguir feedback de outras pessoas que já tiveram experiência em lidar com a firma em questão.
Para encontrar uma dúzia de pessoas que já usaram os serviços de determinada empresa no mundo off-line, você teria que falar provavelmente com centenas de pessoas. No mundo on-line, encontrar esses consumidores é infinitamente mais fácil.
Aqueles que se sentiram enganados por uma firma em particular estão mais dispostos a compartilhar suas insatisfações. Como no mundo off-line, não acredite em tudo o que você escuta ou ler e tenha cuidado com os empregados de uma firma qualquer que posta comentários favoráveis sobre sua própria empresa e comentários maldosos as empresas concorrentes.
Verifique as dicas e conselhos off-line - você pode aumentar o valor da informação on-line se verificá-la no mundo real. Cheque ambos. Por exemplo, se você esta pensando em comprar algumas ações baseado nos dados financeiros que você leu em um site de investimentos qualquer, antes de comprar qualquer coisa, confira antes esses números numa biblioteca local ou em um dos web-sites que são reconhecidamente bíblias.
Muitas das dicas desses sites de investimentos (muitos deles trambiqueiros) se concentram em companhias menores ou que precisam de dinheiro pra começarem. Infelizmente, esses são negócios mais difíceis de se colher informações sobre eles.
Nos Estados Unidos, a SEC requer que empresas que estão levantando capital de menos de $1 milhão, que preencham o que se chama de "formulário D". Para saber quais companhias que preencheram o formulário D, cheque o site www.sec.org. Nesse site você ainda encontra o contato das agencias reguladoras de cada um dos estados americanos.
E, se alguma coisa parecer boa demais pra ser verdade, cheque esta informação e possivelmente relate suas preocupações aos sites que lutam contra fraudes na internet. Além do site do SEC, viste também o web site do National Association of Securities Dealers Regulation, no endereço: www.nasdr.com e o National Fraud Information Center, da National Consumers League, no endereço: www.fraud.org.
Infelizmente, aqui no Canadá, nós não temos ainda um órgão que vigia de maneira nacional o mundos dos investimentos. Pior, o nosso sistema regulatório é uma colcha de retalhos, com uma mistura de órgãos federais e provinciais, vigiando aspectos diferentes dos serviços financeiros e da industria dos investimentos. Um bom lugar pra começar a procurar informações é no site da Ontário Securities Comission, no www.osc.gov.on.ca, assim como nas agencias reguladoras de outras províncias.
No comments:
Post a Comment