Thursday, May 30, 2013

Gênios ou farsantes

Se por acaso você está numa festa e recebe informações e dicas financeiras de alguém que você acabou de conhecer, você deve antes checar para descobrir quanta credibilidade você pode dar para as informações que você acabou de receber. Não importa quão esperto este sujeito pareça ser, você não pode julgá-lo apenas por uma conversa. No mundo on-line, você tem que agir da mesma forma, mas você pode ter uma dificuldade maior para determinar quem está falando e ainda pior, porque este alguém esta falando isso. Em alguns sites, os visitantes podem postar comentários e opiniões em fóruns.

Como a NASD (National Association of Securities Dealers) diz no seu web site: "na maioria das vezes, não existe uma forma de descobrir a identidade de uma pessoa. Você estaria recebendo uma informação de um corretor, vendedor, de um cara de dentro de uma empresa, de um trambiqueiro, de um mentiroso ou de um investidor amador? Você nunca vai saber".

Você tem que usar muita percepção e intuição. Comece por eliminar qualquer dica de um postador que é totalmente anônimo. Pseudônimos são comuns on-line e muitos vendedores tentam esconder suas identidades verdadeiras. Entre os fóruns mais comuns da Net estão aqueles onde as pessoas debatem e discutem compras e vendas potenciais para ações individuais. "Os investidores precisam entender que, mesmo que existam conversas honestas, eles podem estar lendo apenas posts de um cara de dentro de uma empresa ou de um cara que está promovendo alguma ação, que usa seu nick para não ser descoberto ou para manipular o mercado", avisa o NASD.

David e Tom Gardner, que lançaram o Motley Fool (www.fool.com), dizem que os novatos podem "quase dobrar o índice S&P 500, tendo retornos de aproximadamente 20% ao ano" e que "você pode até ter mais de 30% sem a ajuda de ninguém e sem assumir considerável risco". Eles dizem também: "não é exagero dizer que alunos da quinta série podem ganhar do mercado após um mês de analise e que assim, qualquer pessoa pode também".

Apesar deles dizerem que podem ganhar do mercado com as escolhas deles de ações individuais, segundo o www.investorhome.com, apenas um dos 7 portfolio que eles possuíam teve performance melhor do que a média do mercado. Dois desses portfolio foram fechados após fraca performance, sendo que um deles caiu 50% durante seus breves 6 meses de existência. A história do Motley Fool é rica em lições para todos os consumidores de newsletters de investimentos on-line (e off-line também).

1 - Tome cuidado com propostas indecentes de torná-lo rico muito facilmente - Para que os investidores não coloquem sua grana nos fundos mútuos, o Motley Fool diz a seguinte frase sobre seu método de escolher ações individuais: "Nós o colocaremos numa posição de praticamente dobrar o S&P 500... isso irá necessitar um pouco de pesquisa por ano e irá representar pra você um risco mínimo, se existe algum, no longo prazo".

Nunca esqueça de uma preceito, se investir fosse tão fácil assim, todo mundo seria rico! E como qualquer administrador de dinheiro sabe desde o inicio de sua carreira, administrar um portfolio individual de ações com sucesso, toma bastante tempo do seu dia e não apenas poucas horas por ano.

2 - Tenha cuidado com empresas que dizem ter performances boas demais - O Motley Fool adora comparar sua integridade e contabilidade com as praticas de outras newsletters financeiras. Como os Gardners repetidamente gostam de afirmar, o portfolio deles usa dinheiro real e é calculado o retorno após as operações de compra e venda. Entretanto, o dinheiro real do portfolio deles trata-se de uma conta que não é RRSP e eles não calculam e relatam seus retornos esquecendo de levar em conta o maior custo de todos os investimentos: os impostos!

Na verdade, devido ao alto numero de transações, o portfolio deles que parece ter ganho do mercado (aquele único dos sete em questão), teve performance apenas igual a que um investidor teria tido, sem gastar tempo com pesquisa, se investisse num fundo mutuo de índice de baixo custo. Ironicamente, os Gardners dizem, "se você não pode ganhar o índice depois de todos os custos são deduzidos, você está morto".

Pelos idos de 1996, os Gardners estavam na mídia. Entretanto, a horda de pessoas novas que estavam se associando ao site deles logo começaram a descobrir os problemas de entregar seu dinheiro à uma estrela cadente. Durante aquele tempo, uma ação que eles promoviam agressivamente, a Iomega, que custava $27.5 caiu pra menos de $4, e eles venderam nesse ultimo preço.

Colocaram uma recomendação para compra da ATC Communications à $23, que se mostrou desastroso quando o preço da ação também caiu pra menos de $4, apenas um ano depois e então, o Fools jogou a toalha. Eles compraram Excite@Home por $28 e ficaram com ela subindo e descendo, ate venderem a mesma por $6.

3 - Tenha cuidado com ações que contradizem a filosofia da newsletter - "nós investimos no longo prazo", é o mantra do Fools, dito nos relatórios freqüentemente (que são quase diários quando os portfolio estão tendo fracas performances). E eles ainda dizem: "parte da beleza de investir em ações no longo prazo é a vantagem de comprar e manter, nunca tocar nelas, ações como General Eletric, que da 20% ao ano a mais de uma década. Nós estamos tendo retornos compostos, praticamente intocáveis pelos impostos de ganhos de capital".

A historia de compra e venda do portfolio, no entanto, conta outra historia. O Fools vendeu uma média de 6 ações anualmente, num portfolio que geralmente contem apenas 10 ações e mantiveram apenas 1 ação (na verdade, apenas parte do inicial investimento dessa ação), desde que o portfolio começou.

Mais, eles se arriscam em negócios de mercado de futuros e perderam muito dinheiro fazendo isso, onde eles vendiam ações com dinheiro emprestado na esperança de comprar elas de volta a um preço menor e colocar o lucro no bolso. Se isso é investimento de longo prazo, então talvez a definição de longo prazo pro Fools é quando alguém não negocia todo dia.

4 - Ter sucesso não significa acompanhar o mercado de perto - comprar e manter bons fundos mútuos de índices por muitos anos não precisa muito do seu tempo de acompanhamento, talvez apenas uma hora por ano para ler o relatório anual do fundo.

Apesar do Fools sempre criticar os relatórios diários da imprensa do mundo das finanças ao dizerem: "muitos se perdem na confusão do barulho diário das ações", eles mesmo relatam as maiores mudanças nos preços da ações no dia-a-dia. Este acompanhamento diário dos preços das ações faz com que os investidores percam a visão do longo prazo e da big picture (apesar de trazer mais visitantes pro site, o que satisfaz os anunciantes e enriquece os Gardners).

Em suma, seja cético com relação a newsletters financeiras, seja on-line ou offline. Como políticos, eles estão ai pra fazer a imagem deles parecer o melhor possível, recebendo os créditos quando as coisas vão bem e culpando forças externas quando as coisas vão mal. De acordo com a Hulbert's Financial Digest, durante o período que Hulbert monitorou as escolhas de ações do Fools, eles não tiveram performance significativa entre as melhores newsletters.

No comments:

Post a Comment