
Apesar de que seu computador pode ajudá-lo com seus investimentos, lembre-se de alguns pontos: 1) muitos investidores bem sucedidos não usam computadores (ou usam muito pouco) para administrarem seus investimentos; 2) você pode ficar exposto à informações em excesso e gastar um bom dinheiro sem ver resultados e 3) não acredite em tudo o que você ler, especialmente on-line, onde os filtros e os editores não existem (e mesmo os filtros e editores quando existem não garantem a você informação de qualidade no mundo dos investimentos!).
Softwares - Bons softwares de investimentos devem ser fáceis de usar e fornecer informações de qualidade para se fazer boas decisões. Softwares que ajudam a você a tomar decisões também devem fornecer, se aplicável, bons conselhos.
Qual software é melhor pra você, irá depender muito de qual é o seu objetivo e assim como, tem que estar no seu nível de conhecimento de finanças e no uso de computadores. Softwares podem ajudá-lo com uma variedade de tarefas financeiras, como acompanhar os seus investimentos, pesquisar, fazer planejamento e realizar transações de compra e venda.
Softwares de acompanhamento - muitos investidores não sabem com eles estão indo, isto é, que retorno seus investimentos estão produzindo. As pessoas geralmente sabem seus retornos de seus GICs e dos seus Bonds, mas pergunte a maioria das pessoas que investem em ações individuais qual o retorno total do seu portfolio inteiro e na melhor das hipóteses, você ira conseguir uma resposta baseada na adivinhação.
É como você encontra uma pessoa que saiba dizer o exato retorno ou dizer que seus investimentos estão no caminho de alcançar os objetivos financeiros dele. Se alguém sabe seu retorno de investimentos, ele provavelmente não saberá se seu retorno é bom ou ruim.
Esta contente por ter recebido 22% nas suas ações no ano passado? Talvez você não estivesse tão contente se descobrir que o índice dessas mesmas ações tinham dado 35% no mesmo período. Além disso, não seria bom saber o valor total de todos os seus investimentos e onde o seu dinheiro está no momento? O fato de que os canadenses deixam milhões de dólares boiando em contas correntes prova que os investidores não acompanham muito de perto o seu dinheiro.
Muitos fabricantes de softwares alegam produzir programas que resolvem muitos problemas. Entretanto, muitas vezes, estes softwares não são tão úteis ou tão simples assim.
Muitas pessoas compram esses programas pensando que eles irão simplificar suas vidas, com um mínimo de tempo gasto ao usá-los. Mas, na verdade, você deve estar preparado para gastar bastante tempo para aprender como usar esses programas, e algumas vezes, alternativas menos tecnológicas podem ser mais eficientes e mais esclarecedoras.
Um dos melhores benefícios desses programas é que ao usá-los, você se mantém organizado. Ao colocar os dados dos seus investimentos no programa, o software fará com que você não se perca com o que você possui. Manter uma cópia atualizada de cada um dos extratos dos seus investimentos em uma pasta pode atingir o mesmo objetivo.
Além de organizar toda a informação dos seus investimentos em um só lugar, os softwares de investimentos permitem que você acompanhe o preço original de compra, os valores de mercado atuais, e a taxa de retorno de seus investimentos. Se você possui contas em várias firmas de investimentos, usar o software pode reduzir bastante seu trabalho de acompanhar seus investimentos. Você pode conseguir a mesma a coisa se deixar todos os seus investimentos na mesma firma.
Os softwares que podem ajudar a acompanhar seus investimentos são divididos em dois grupos:
1) software de finanças pessoais que vêm com ferramentas de acompanhamento e 2) softwares que se concentram exclusivamente em acompanhamento de investimentos.
Os softwares de finanças pessoais como o Quicker e o Microsoft Money são mais fáceis de usar e provavelmente mais familiar pra você, se você já usa eles pra outras funções, como pagamentos de contas.
Se você quer saber quais as taxas de retornos dos seus investimentos ao longo dos anos, fique sabendo que digitar dados dos seus extratos (se você encontrá-los) é um trabalho que gasta tempo, não importando qual software você irá usar.
Para calcular seus retornos, você geralmente precisa digitar cada investimento novo que você fez e assim como, todos os seus reinvestimentos de dividendos, juros e distribuições de ganhos de capital (como os feitos nos fundos mútuos). Se você compra e mantém seus fundos mútuos, o software lhe dá benefícios limitados, por causa do tempo que você gasta para digitar esses dados. Além disso, as companhias de fundos mútuos lhe dizem qual foi o retorno total do seu investimento do ano anterior, assim você não precisa digitar toda distribuição de dividendos e ganhos de capital.
Para calcular o retorno total do seu portfolio, existem maneiras simples de fazê-lo: usando papel e caneta. Simplesmente multiplique o retorno de cada investimento pela porção do seu portfolio que ele representa. Por exemplo, veja esta portfolio simples, dividido igualmente em dois investimentos que deram 10 e 20% de retorno respectivamente. Nesse caso, o seu retorno total seria de 15% (10 x 0,5 + 20 x 0,5 = 15).
As pessoas que investem várias vezes ao ano e querem saber qual o real valor dos seus retornos durante o ano, podem usar o software para obter a resposta. A não ser que você seja um negociador freqüente e está tentando medir o sucesso das suas compras e vendas, saber o retorno exato baseado em datas precisas que você investiu o dinheiro não significa nada. Isto é especialmente verdade se você é um investidor que usa a estratégia de custo médio do dinheiro.
Se você é um comprador regular, usar uma calculadora financeira funciona do mesmo jeito que o software pra calcular seus retornos baseado no tempo dos seus investimentos. Observe também que muitas companhias de investimentos estão fornecendo retornos pessoais dos investimentos nos seus web-sites ou enviando extratos pra sua casa.