Wednesday, April 24, 2013

Livros de investimento que valem à pena

Os melhores livros de investimento, isto é, aqueles que são agradáveis de se ler, são educacionais e com vários insights, são bastante raros. Alguns dos melhores livros de investimentos são técnicos em sua essência e são escritos por pessoa que trabalham na área financeira. Assim, não fique surpreso se eles precisarem de mais de uma leitura para serem compreendidos.

Invista no seu tempo, ele irá pagar muitos dividendos e ganhos de capital. Segue alguns exemplos de livros que não podem faltar em nenhuma estante de alguém que quer compreender o mundo dos investimentos:

A random walk down Wall Street – escrito por Burton Maikiel, é um clássico que foi publicado pela primeira vez em 1973. Maikiel, alem de economista de Princeton, é um escritor inteligente e que prende o leitor. A partir de exemplos desse século e de outros, Maikiel ensina como as bolhas especulativas, medo, ganância e assim como, a economia e fundamentos corporativos podem influenciar os mercados financeiros.

Uma premissa fundamental nesse livro diz que os mercados financeiros não podem ser adivinhados, especialmente no curto prazo. O senso comum confirma essa premissa: se alguém pudesse criar um sistema capaz de adivinhar os mercados e fizesse fortuna, porque caras d’água essa pessoa iria perder tempo escrevendo um livro ou publicando uma newsletter?

Maikiel, na verdade, é um dos pioneiros e precursores dos muitos fundos mútuos de índices, que simplesmente investem numa relativamente fixada cesta de ações e bonds, com o intuito de seguir a performance do mercado, em vez de querer ganhar dele.

Não precisa nem dizer, muitos dos senhores de Wall Street não são muito amigos desse livro. Como o próprio Maikiel diz, o próprio termo “random walk” é uma “obscenidade”.

Mas Maikiel apresenta uma montanha de argumentos e dados que sustentam sua teoria de que a maioria das firmas de Wall Street e suas pesquisas de investimentos não são merecedoras da confiança dos investidores.

Ele também critica convincentemente a área de analise técnica, que se propõe a prever preços das ações baseados em gráficos e tabelas e segundo momentos de preços do passado.

Maikiel explica como olhar para alguns indicadores de senso comum, como por exemplo, se os mercados de ações e bonds estão avaliados corretamente e baseado nos seus objetivos pessoais e tolerância de aceitar riscos, como desenvolver um bem pensado e bem sucedido plano de investimento.

Em vez de tentar adivinhar o futuro, Maikiel explica como o nível de risco que um investidor aceita ira determinar os seus futuros ganhos.

Money logic – a premissa principal desse iluminado e intrigante livro diz que a peça chave de muitas decisões de investimentos está em escolher entre duas ou mais alternativas sobre o que fazer com uma certa quantia de dinheiro.

Em outras palavras, porque você deveria investir nessa ação ou naquele fundo mutuo? Se você opta pelos fundos mútuos, você deveria investir no fundo X ou no fundo Y? E de fato faz sentido pagar por taxas de administração dos fundos que garantem a você o seu principal de volta depois de um certo numero de anos?

Surpreendentemente, existe muito pouca pesquisa ou conselhos disponíveis na praça sobre como tomar esta decisão e quais fatores considerar antes de tomá-la.

Money Logic: Financial strategies for the smart investor, escrito por Moshe A. Milevsky e Michael Posner, preenche esta lacuna com uma bem fundada discussão sobre muitos dos mais comuns instrumentos de investimentos.

Milevsky, que ensina administração de riscos na York University, em Toronto, usa dados históricos e lógica matemática para oferecer analises práticas sobre qual informação você deve se concentrar para fazer boas escolhas de investimentos.

Entre outras preocupações comuns, se encontra a ação de analisar o valor que os administradores agregam aos fundos, analisar se vale a pena pagar as tais taxas de administração em investimentos garantidos e quanto de diversificação internacional é a melhor solução.

Alem de ser um exercício que vale a pena, que é explicar uma área pouco explorada, você não irá aprender apenas a fazer boas escolhas de investimentos, mas você irá também descobrir os tipos de retorno que você pode esperar, baseado no preço que você está disposto a pagar e no risco que você esta disposto a aceitar.

Stocks for the long run – o professor de finanças Jeremy T. Siegel apresenta neste livro uma analise de retornos de ações e bonds catalogados desde 1802.

O livro é recheado de gráficos e tabelas, e muitos deles você não ira compreender a não ser que você seja um sujeito do tipo analítico, que adora gráficos. Siegel proporciona discussões compreensivas do mercado financeiro do mundo inteiro. Este livro se concentra no mercado de ações, apesar de discutir também o mercado de bonds, que são usados como comparação de riscos e retornos em paralelo com os riscos e retornos das ações.

Built to last and good to great – devido ao nome do titulo, algumas pessoas podem pensar que Built to last: successful habits of visionary companies foi escrito apenas para o pequeno numero de pessoas que querem construir uma grande companhia.

Entretanto, este livro escrito pelo consultor James Collins e pelo professor de negócios de Stanford Jerry Porras, é uma excelente fonte para todos os empreendedores e pessoas que trabalham em posições de lideranças de empresas, assim como aqueles interessados em investir em ações individuais. Raramente um livro de negócios excelente vai pra lista dos TOP dos best-sellers, mas built to last foi.

O livro apresenta os resultados de uma pesquisa excelente de 6 anos de duração, que investigou o que está por trás do sucesso de empresas como Wal-mart, 3M, Boeing, Hewlett-Packard, Ford, Motorolla e Sony, pois todas essas atingiram sucesso em suas respectivas industrias durante muitos anos.

Ao todo, os autores investigam 18 companhias extraordinárias e compara seus traços com os das empresas similares em longa vida, mas inferiores no quesito sucesso (na mesma industria).

As conclusões de Collins e Porras não dão apenas insights de como construir ou identificar um grande negocio em qual investir, eles também destroem alguns mitos. Por exemplo, algumas pessoas pensam que uma grande idéia está por trás de cada grande empresa. Este conceito está equivocado.

Na verdade, de acordo com a pesquisa dos autores, as empresas que são fundadas com base em uma grande idéia podem ser levadas a se concentrar muito nessa grande idéia em vez de se concentrarem no trabalho árduo de se construir uma grande empresa.

O fundador da Sony, por exemplo, escreveu um prospecto histórico de 9 paginas preparando o terreno para sua companhia, quando na verdade, no começo, ele só tinha poucas idéias. Empresas que se concentram demais no produto, como a maquina que cozinhava arroz, falham miseravelmente.

Companhias maravilhosas e criadoras são também rígidas e não modificam quando o assunto é respeitar suas ideologia e princípios. Em contrapartida, estas companhias tentam e experimentam estimular mudanças positivas e inovações.

E apesar do sucesso espetacular que possuem, as grande companhias geralmente dão tanto valor à cumprir um propósito e serem guiadas por valores quanto maximizarem seus lucros. Esse livro é cheio de insights, informações e exemplos, então não esperem absorver todo o seu conteúdo em apenas 2 leituras.

Collins recentemente escreveu outro livro maravilhoso, Good to Great: why some companies make the leap… and other don’t. Nesse livro, Collins apresenta os resultados de outro estudo de longa duração em cima de varias empresas que com o passar do tempo deixaram de ser medíocres e se tornaram grandes empresas.

Este novo livro, alem de presentear os leitores sobre como administrar seus próprios negócios, também ajuda a selecionar empresas onde investir.

No comments:

Post a Comment