Thursday, February 21, 2013

Custo médio de compra


Custo médio de compra[1] é a prática de investir um montante regular em um intervalo de tempo pré-estabelecido, como mensal ou trimestral, em investimentos voláteis como ações e fundos mútuos. Se você alguma vez já retirou dinheiro automaticamente do seu salário e colocou em um RRSP que possui ações e bonds, você já praticou um custo médio de compra.

A maioria de nós investe parte do salário que ganhamos, todo mês. Mas se você tem um dinheiro sobrando, você pode optar por investir esse dinheiro de uma paulada só ou investir gradualmente através da teoria de custo médio de compra.

A maior atração de gradualmente alimentar dinheiro no mercado com o custo médio de compra é que você não despeja todo o seu dinheiro em um investimento potencialmente supervalorizado prestes a começar a cair de preço. Mais, o custo médio de compra ajuda aos investidores tímidos a trabalhar o psicológico à respeito de investimentos mais complicados.

Custo médio de compra é feito para investidores com grandes somas de dinheiro boiando em investimentos "seguros" como GICs ou caderneta de poupança. Por exemplo, usando o custo médio de compra, um investidor com $100,000 para investir em um fundo mutuo de ações pode colocar o seu dinheiro no investimento gradualmente, em vez de investir o dinheiro inteiro de uma só vez em ações e possivelmente estar comprando essas ações quando estão com seu valor máximo. Digamos que ele coloque $12,500 trimestrais, num total de 2 anos.

Muitas empresas grandes de investimentos, especialmente aquelas que vendem fundos mútuos, permitem que os investidores estabeleçam planos de investimento automáticos, onde o custo médio de compra ocorre sem o envolvimento direto do investidor.

Claro, como toda estratégia de redução de risco, o custo médio de compra tem seus defeitos. Se os investimentos de crescimento apreciaram (como são esperados fazer), o investidor de custo médio perderá de ter retornos mais altos no seu dinheiro que está esperando pra ser investido.

Richard E. Williams e Peter W. Bacon, professores de finanças na Wright State University, concluíram que aproximadamente 64% do tempo, um investidor que coloca uma grande quantia de dinheiro no mercado de ações tem retornos maiores no primeiro ano que um investidor que coloca o dinheiro em parcelas mensais no primeiro ano. Eles estudam dados do mercado americano das ultimas sete décadas.

Moshe Arye Milevsky, professor de negócios da York University, concluiu a mesma coisa no seu livro "Money Logic". Segundo sua pesquisa, se você investiu $10,000 em um fundo mutuo de ações canadenses, você deveria ter $11,000 após um ano. Em suma, esta pesquisa mostra que 2/3 do tempo, seu investimento inicial poderia valer entre $9,500 e $12,500

Em comparação, se você tivesse investido o dinheiro em parcelas iguais nos 12 meses, no final daquele ano seu investimento inicial deveria estar valendo $10,748. Mais especificamente, 2/3 do tempo, você deveria ter algo entre $9,898 e $11,598.

Sabendo que você estará ganhando em 2/3 do tempo se você investe o dinheiro todo no mercado de ações, saiba que também terá problemas se fizer isso justamente antes de uma queda no mercado. No outono de 1987, o mercado de ações canadense, medido pelo TSE Index, caiu 31% e em 1973-74, o mercado diminuiu o seu valor em 38%.

Assim, os investidores que temem que as ações podem estar prestes a começar a cair deve praticar o custo médio de compra, certo? Calma, não chegue à conclusões precipitadas. Investidores apreensivos que usam o custo médio de compra estão muito propensos a parar de comprar se os preços caírem muito, pondo por terra completamente a vantagem desse método, que é comprar também em baixa para justamente fazer a média de compra.

Então, o que fazer o investidor que tem uma soma de dinheiro e quer investi-la? Primeiro, veja o peso que essa soma tem pra você e pra suas finanças. Apesar de $100,000 ser uma grande quantia para a maioria das pessoas, é apenas 10% se o seu portfolio for de 1 milhão, não valendo a pena fazer uso do custo médio de compra. Em suma, se o dinheiro que você tem pra investir é menor do que 25% do seu portfolio, não perca tempo com o custo médio de compra.

Custo médio de compra faz sentido para investidores com grande parte do seu portfolio em dinheiro que quer minimizar o risco de transferir esse dinheiro para investimentos mais agressivos como ações. Se você acredita que é um expert do mercado e acha que as ações estão caras, isso faz aumentar o apelo do custo médio de compra.

Por quanto tempo você deve praticar o custo médio de compra? Se você usa por um período muito curto, talvez você não de ao mercado tempo suficiente para correção que acontece durante e depois que algumas das suas compra aconteceram.

Se você usa por um período muito longo, você irá perder uma subida grande no preço das ações. A sugestão é usar o custo médio de compra por 1 ou 2 anos para ter um equilíbrio.

Para fins de sincronização, os investidores de fundos mútuos devem fazer seu custo médio de compra no começo de cada trimestre, porque os fundos mútuos que fazem distribuição de dividendos tendem a fazê-la no final de cada trimestre.

Um último ponto importante. Quando você usa o custo médio de compra, estabeleça um plano de saque automático da sua conta, assim ficará mais difícil de você correr e parar de investir. E para os mais corajosos, podem querer tentar uma estratégia alternativa ao custo médio de compra, o chamado valor médio de compra, que faz com que você invista mais quando os preços estão caindo e menos se os preços estão subindo.

Suponha que você quer usar o custo médio de compra e investir $500,00 por trimestre num fundo mutuo agressivo de ações. Depois dos $500,00 iniciais, o preço do fundo caiu 10%, reduzindo o seu portfolio para $450,00. O valor médio de compra fará com que você invista $500,00 no próximo trimestre mais $50,00 para compensar a queda sofrida. Contrariamente, se o fundo tivesse crescido para $550,00 depois do seu investimento, você teria que investir somente $450,00 no segundo round.

Aumentar o montante que você que investe requer confiança quando os preços caem, mas fazer isso irá aumentar em muito o seu retorno quando os preços subirem.

[1] Dollar Cost Average

No comments:

Post a Comment