Monday, February 18, 2013

Equilibrando seu portfolio


Diversificar o seu portfolio ajuda a protegê-lo de naufragar devido à um ou dois maus investimentos.

O primeiro fator a se considerar é a sua idade. Quanto mais jovem você for e mais anos tiver até começar a sacar o seu dinheiro, maior a porcentagem do seu portfolio que você pode colocar em investimentos de crescimento de longo prazo, como ações, imóveis ou negocio próprio.

A vantagem desses tipos de investimento é o potencial de realmente fazer o seu dinheiro crescer. E o risco? O valor do seu portfolio pode diminuir de tempos em tempos.

Quanto mais jovem você é, mais tempo seus investimentos terão para se recuperar de uma grande queda. Nesse sentido, investimentos são mais ou menos como pessoas. Se uma pessoa de 30 anos e uma de 80 levarem um tombo no meio da rua, as chances são maiores de que o de 30 anos fique completamente curado e o de 80 anos talvez nunca seja capaz de andar direito.

Uma regra antiga diz que devemos subtrair sua idade de 100 e investir o restante dessa operação como igual à porcentagem do seu portfolio que deve ser aplicada em investimentos de crescimento.

Assim, se você tem 35 anos de idade, teríamos: 100 – 35 = 65% dos seus investimentos devem ir para investimentos de crescimento. Mas se você quer ser mais agressivo, subtraia de 120: 120-35 = 85% devem ir para investimentos de crescimento.

Observe que mesmo as pessoas aposentadas devem ter ainda uma parte considerável do portfolio em investimentos como ações. Uma pessoa de 70 anos de idade pode querer cortar totalmente o risco, mas fazer isso geralmente é um erro.

Digamos que essa pessoa ainda viva mais duas décadas ou três. Se você viver mais do que espera, você pode ficar quebrado se o dinheiro não continuar a crescer.

Perceba que estas dicas são apenas regras gerais e se aplica a dinheiro investido à longo prazo (10 anos ou mais). Para dinheiro que você precise pro curto prazo, investimentos de crescimento mais agressivos não são recomendados.

Aproveite o máximo de suas ações – não existe uma regra rígida que mostre qual porcentagem dos seus investimentos de crescimento que deve ser dedicado à ações e imóveis, por exemplo.

Parte de como você decide como deve alocar os seus investimentos depende, por exemplo, dos tipos de investimentos que você quer se concentrar. Mesmo assim, siga algumas linhas gerais que você deve ter em mente ao tomar tão decisão:

1 - Utilize o máximo o seu RRSP – a não ser que você precise ter o dinheiro no curto prazo para fins que não de aposentadoria, porque desperdiçar os lucrativos retornos das isenções fiscais desses planos?

2 – Não coloque seu dinheiro em investimentos que chamem atenção – muitos investidores cometem esse erro, especialmente aqueles que não tem um esquema bem planejado de compra de ações.

3 – Tenha a coragem de ser “do contra” - ninguém gosta da sensação de estar pulando em um barco que está naufragando ou de apoiar uma causa perdida. Entretanto, do mesmo jeito que você pesquisa preços numa loja qualquer, o melhor tempo de comprar alguma coisa é quando o preço está reduzido e em promoção.

4 – Diversifique – os valores de investimentos diferentes não se movem juntos. Assim, quando você investe em investimentos de crescimento, o valor do seu portfolio vai ter uma volta de montanha-russa mais suave se você diversificar apropriadamente.

5 – Invista mais naquilo que você conhece – muitos investidores criaram riqueza considerável seu gastar muito do seu tempo livre. Alguns investidores, por exemplo, concentram-se mais em imóveis porque isso é o que eles mais entendem e se sentem confortáveis.

Outros colocam mais dinheiro em ações pelas mesmas razoes. Não existe um modelo padrão para o sucesso. Apenas tenha cuidado para não colocar todos os seus ovos em uma só cesta somente porque você acredita que conhece demais sobre uma coisa, como por exemplo, colocar todo o dinheiro em ações de uma só industria.

6 – Não invista em muitas coisas diferentes – diversificar é bom até certo ponto. Se você compra um numero tão grande de investimentos que você não consegue fazer uma revisão anual básica (por exemplo, ler o relatório anual do seu fundo mutuo) então você tem mais investimentos do que o necessário.

7 – Seja mais agressivo dentro do seu RRSP – quando você atingir os seus anos de aposentadoria, você irá provavelmente começar a viver do seu dinheiro investido fora do seu RRSP primeiro. Porque? Pela simples razão que permitir que seu plano de aposentadoria continue a crescer irá poupar você de ter que pagar mais impostos.

Assim, você deve ser relativamente menos agressivo com investimentos fora do seu RRSP, porque este dinheiro será investido por um período mais curto.

No comments:

Post a Comment