Monday, July 29, 2013

Investindo em mercados em baixa II

Ignore a mídia negativa e sensacionalista – quando o mercado de ações está capengando, se deixar levar pela digestão diária das noticias más e opiniões conflitantes acerca do que fazer naquele momento faz com que a maioria dos investidores tomem decisões errôneas.

No verão de 2002, quando o mercado de ações estava começando a cair, as noticias eram mais ou menos assim: “parece que o mundo civilizado esta chegando ao fim. Nós temos todo esse conflito e tensão no Oriente Médio, uma guerra no Afeganistão, a mídia fala que Bush irá atacar o Iraque, ninguém pode mais acreditar em relatórios das empresas, e as ações são muito arriscadas pra alguém se ter. Tudo o que eu vejo são más noticias quando eu ligo minha TV ou vou on-line. Eu não deveria vender minhas ações e comprar outra coisa?”

O que os melhores consultores iriam dizer a um rapaz desses seria: “pare de assistir televisão e prestar atenção demais nas noticias más. Da mesma forma que uma dieta de cheeseburgers é prejudicial à sua saúde física, um fluxo continuo de sensacionalista e péssimas noticias é prejudicial para sua saúde financeira. Sem falar que isso não fará nada bem pra sua saúde emocional também.

Conflitos estão sempre ocorrendo em todo os lados no planeta. O mundo dos negócios irá sempre ter executivos corruptos e desonestos. Ter ações sempre terá seus riscos. E é por isso que aqueles que vêem o copo metade cheio constroem riqueza tendo ações, imóveis e negócios próprios ao longo da jornada.

Ignore os pontos da queda, considere as porcentagens – é de deixar qualquer pessoa que pense em estado de nervos quando a mídia mostra um gráfico de um índice do mercado de ações de um dia, como o Dow Jones, por exemplo, em um dia que este índice caiu um numero grande de pontos. Nos anos mais recentes, 200 ou 300 pontos diários de quedas acontecem com uma freqüência até razoável.

É importante prestar mais atenção na porcentagem da queda do índice do que na queda dos pontos. Apesar de 200 à 300 pontos parecerem uma queda horrível, quando o Dow Jones estava na casa dos 10,000 pontos, ele mudou apenas 2 ou 3%.

Ninguém gosta de perder mesmo que essa pequena porção de suas riqueza investida em ações em um único dia, mas essa porcentagem dessa mudança parece menos apavorante do que a mudança dos pontos.

Você não precisa de um “pai rico” pra ter sucesso – Robert Kiyosaki diz que os ricos são diferentes do resto porque eles “ensinam às crianças como serem ricas”. E essas técnicas envolvem investir com alavancagem e se manter afastado dos fundos mútuos, pois segundo ele, eles são muitos arriscados.

Na verdade, muitas pessoas ao longo dos anos, que vieram de famílias pobres, que construíram considerável riqueza vivendo dentro de suas posses e investindo em ações, imóveis e negócios próprios.

Com relação à fundos mútuos e planos de aposentadoria, alem de dizer que eles são bastante arriscados, Kiyosaki diz também que estes veículos são bons apenas pra os 20% da população que ganha mais de 100 mil por ano.

Mas eu acredito que os fundos mútuos foram feitos para pessoas que não tem dinheiro e não tem ativos suficientes para criar um portfolio diversificado por eles mesmos.

Kiyosaki também diz que ele não gosta de fundos mútuos porque eles não possuem seguros contra uma quebra do mercado. E que isso pra ele é triste e o deixa preocupado. Mas a melhor forma de reduzir o risco de investir em ações é estar diversificado, não apenas em variedade de ações, mas também em outros investimentos que não se movam de acordo com o mercado de ações.

Kiyosaki diz que quando investe em imóveis, ele o faz porque ele tem o beneficio do seguro, porque o banco dele requer que ele tenha seguro contra perdas catastróficas. Mas isto não faz sentido, uma vez que uma apólice de seguro iria cobrir perdas se a casa pegar fogo, mas não tem seguro contra uma queda de valor de mercado de imóveis.

Por fim, a vida é cheia de acontecimentos que podem ser pesados demais pra carregar sozinho. Ter investimentos que caíram de preços drasticamente pode ser um desses acontecimentos.

Lembre-se que você não precisa carregar esse peso sozinho. Converse com alguém que te conheça e se preocupe com o seu bem estar.

No comments:

Post a Comment