Wednesday, July 24, 2013

Vendendo seus investimentos II

Vender investimentos com grandes retornos – claro, ninguém gosta de pagar impostos, mas se um investimento que você tem apreciou, você terá que pagar imposto quando vende-lo.

Impostos sobre ganhos de capital se dá quando você vende um investimento a um preço maior do que aquele que você pagou por ele. Sua alíquota pra ganhos de capital é diferente daquela alíquota que você paga sobre renda normal, como salário ou juros de poupança.

As chances são de que, quanto mais tempo que você fique com investimentos como ações, maior será o seu ganho de capital, uma vez que as ações tendem a apreciar na estrada do tempo.

Se todos os seus ativos apreciaram muito, você deve resistir vende-los pra evitar os impostos. Entretanto, se você precisa do dinheiro pra uma compra importante (como uma casa), venda o que você precisa e pague os impostos.

Mesmo que você esteja enquadrado na alíquota mais alta, você terá ainda muito de resto, uma vez que a alíquota efetiva aproximada será de 22.5% (as alíquotas variam de acordo com a província que você está).

Antes de vender, entretanto, faça algumas contas para ter certeza de que você terá ainda dinheiro suficiente pra atingir o objetivo que você tem. Ainda, se você está pensando em vender um investimento pra comprar outro, você terá que pagar os impostos no lucro, a não ser que você esteja comprando e vendendo imóveis.

Se você tem um bom numero de ativos, para diversificar e atingir outros objetivos financeiros, de preferência de venda ao maior investimento que você tem e que teve o menor ganho de capital. Se você tem ativos com ganhos e outros com perdas, você pode vender um pouco de cada pra diminuir um pouco o lucro, usando as perdas pra contrabalançar.

Se a circunstancia permite, talvez seja melhor vender os seus investimentos em duas partes, uma parte perto do final do ano e a outra parte no começo do ano seguinte.

Fazendo isto, você divide o seu ganho de capital em dois anos. Isto pode ajuda-lo a manter mais baixo os seus ganhos de capital nos dois anos, potencialmente mantendo você numa alíquota mais baixa.

Dividindo os seus ganhos dessa forma também podem fazer com que não seja colocado na alíquota mais alta, pois quando você calcula o imposto que deve pagar, você tem que fazer do jeito normal e usando as regras de imposto mínimo, que são feitas para assegurar que as pessoas que possuem altos salários não sejam possíveis de pagar pouco ou não pagar nada, utilizando-se de créditos especiais ou isenções em demasia.

Diminuindo suas perdas – talvez você tenha alguns perus no seu portfolio. Se você precisa levantar grana pra alguma razão em particular, você deve considerar vender alguns ativos que estão perdendo. Você pode usar essas perdas pra diminuir alguns ganhos que você teve. Ou que poderá ter no futuro, na venda de outros ativos.

Suas perdas reais com relação ao fisco é a diferença entre o preço que você pagou pelo investimento (o custo ajustado) e o que você recebeu quando vendeu este ativo, depois de deduzir comissões e outras taxas envolvidas na venda.

Da mesma forma que você só calcula metade dos seus ganhos de capital quando vai usar pra pagar os impostos, você também só pode usar metade das suas perdas.

Entretanto, se você não pode usar parte ou toda a sua perda de capital em um dado ano, ela não é desperdiçada. Em geral, você não pode usar perda de capital pra balancear renda normal. Mas você pode aplicar uma perda de capital contra um ganho de capital que você teve em qualquer dos três últimos anos.

Você pode também carregar a perda de capital permitida por tempo indeterminado, e usa-las pra futuros ganhos de capital, em qualquer ano. O montante atual permitido de perdas de capital que você teria ainda que aplicar contra ganhos de capital é conhecido como sua “perda liquida de capital”.

Se você possui ativos que não estão sendo negociados e parecem não valer nada ou você emprestou dinheiro que não foi pago de volta, você pode provavelmente deduzir esta perda.

Preço desconhecido de compra – você pode não saber quanto alguns de seus ativos custou originalmente pra você ou a pessoa que os comprou e depois deu pra você, tipo o seu pai, também não sabe. Se você não pode encontrar o extrato original, ligue pra firma onde o investimento foi comprado.

Não importa se é uma corretora ou uma companhia de fundo mutuo, a empresa deve estar preparada pra te enviar copias de extratos de contas antigas, mesmo que você tenha que pagar algumas taxas administrativas por este serviço.

Também, um crescente numero de firmas de investimento, especialmente companhias de fundo mutuo, pode lhe dizer quando você vende, quanto o seu original investimento custou. O custo geralmente calculado é o custo médio das ações que você comprou.

Corretores são diferentes – se você esta vendendo investimentos como ações ou bonds, você precisa saber que alguns corretores cobram mais para vender do que para comprar.

Mesmo que os ativos que você quer vender estejam estacionados numa corretora de luxo, você pode transferi-los pra uma corretora barata.

Consultor financeiro de confiança – você não é burro. Antes de ler sobre investimentos, você poderia ate se considerar analfabeto financeiramente falando. Depois que você ler você vê que a coisa não é tão complicada assim e caso delegue suas decisões para um consultor financeiro, você provavelmente irá ficar desapontado.

Poucos consultores financeiros oferecem conselhos objetivos e práticos. Muitos consultores trabalham por comissão, o que pode turvar o julgamento deles.

E entre a minoria que cobram diretamente de você, um bom numero administra dinheiro pros ricos, o que cria outros conflitos de interesses. Quanto mais dinheiro você dá pra eles, mais dinheiro eles ganham. Se você precisa de conselhos sobre se você deveria vender alguns investimentos, procure um consultor que trabalhe por hora e não por comissão ou porcentagem do seu portfolio.

No comments:

Post a Comment