Monday, July 22, 2013

Obstáculos psicológicos II

Investir muito para poder sair - Apesar de alguns investidores perceberem que eles não podem ter perdas momentâneas e venderem seus investimentos nos primeiros sinais de problemas, outros investidores acham que vender um investimento que esta perdendo é tão doloroso que eles não vendem mesmo que o investimento só faça perder.

Amos Tversky, professor de psicologia de Stanford, e Daniel Kahneman, professor de Princeton, tem um trabalho que descreve como as pessoas aceitam uma perda duas vezes mais dolorosa do que o prazer de um ganho da mesma magnitude.

Analise seu portfolio pra descobrir porque eles estão com fraca performance, se eles estiverem. Se um dado investimento esta em baixa porque outros similares também estão em baixa, não venda, espere sua recuperação. Entretanto, se alguma coisa esta inerentemente errada com esse investimento (como altas taxas de administração ou fraca administração), torne a perda mais aceitável se lembrando de duas coisas: 1) se o seu investimento não esta num RSSP, você pode usar a sua perda pra balancear as taxas que você pode ter que pagar com relação a outros investimentos que estão dando lucro e 2) considere os custos de oportunidade de continuar mantendo seu dinheiro num investimento fraco, isto é, que retorno você pode ter no futuro se você mudar pra um investimento "melhor"?

Acompanhar demais os seus investimentos - o mundo dos investimentos parece ser tão arriscado e cheio de armadilhas que algumas pessoas acreditam que se acompanharem de perto seus investimentos podem ser alertados sobre quaisquer perigos à vista. Mas, o acompanhamento constante não ajuda a aliviar a ansiedade das pessoas. Paradoxicalmente, esse acompanhamento aumenta o nível de stress emocional porque requer um constante estado de vigilância.

Investidores que são mais ansiosos a respeito de seus investimentos e que estão mais propensos a fazerem decisões de negócios impulsivamente são aqueles que acompanham seus portfolio de perto, especialmente aqueles que monitoram preços diariamente. A proliferação de sites na internet e os programas de televisão sobre os mercados de ações disponibilizam atualizações a cada minuto, dando a esse tipo de investidor mais tentação a monitorar demais seus investimentos.

Faca uma dieta de dicas e informações financeiras. Qualidade é bem mais importante do que quantidade. Assistir as girações diárias dos preços dos investimentos é o mesmo que comer muita bagana, pois isso pode satisfazer seus desejos de curto prazo mas vai prejudicar a sua saúde no longo prazo. Se você investe em fundos mútuos diversificados , você não precisa acompanhar a performance dos seus fundos mais do que uma ou duas vezes por ano.

O tempo ideal de dar uma revisada no seu fundo é quando você recebe seu relatório anual ou semestral. Apesar de muitos investidores acompanharem seus fundos diariamente ou semanalmente, poucos lêem seus relatórios anuais. Ler estes relatórios pode ajudá-lo a manter sua perspectiva de longo prazo e também ajudá-lo a entender o porque que seu fundo esta tendo essa performance assim como, como eles estão indo comparado com outras medias dos mercados.

Estar confuso a respeito dos seus objetivos - investir é bem mais complicado do que simplesmente estabelecer os seus objetivos financeiros e escolher sólidos investimentos para ajudá-lo a alcançá-los. Entender e compreender os menos tangíveis problemas pode maximizar as suas chances de ter sucesso.

Alem de considerar seus objetivos no sentido mais tradicional (quando você pretende se aposentar ou quanto vai custar pra você a universidade dos seus filhos) antes de investir, você deve também considerar o que você quer e o que você não quer do processo de investir. Você trata o ato de investir como um hobby ou simplesmente como outra tarefa qualquer da sua vida, como dar manutenção no seu carro? Você gosta do desafio intelectual d escolher suas próprias ações? Não faça essas perguntas somente a você, discuta-as com outros membros da sua família também, afinal de contas, todos vocês irão ter que viver com os resultados de suas decisões de investimento.

Ignorar seus problemas financeiros reais - muitas pessoas que ganham altos salários possuem pouco para investir. Algumas dessas pessoas possuem muitos débitos com altos juros em cartões de credito e empréstimos de carro e ainda assim, gastam bastante horas fazendo pesquisas sobre os melhores investimentos. Da mesma forma, existem muitas pessoas que construíram uma riqueza pessoal significante tendo apenas salários modestos. A diferença entre eles é a habilidade de viver baseado nas suas posses.

Se você não ganha alto salário, você pode pensar que você não pode poupar. Mas mesmo se você é um ganhador de alto salário, você pode pensar que você acertar um investimento ganhador para atingir seus objetivos, ou que você pode poupar um pouco mais se você aumentasse a sua renda. Este modo de pensar justifica gastar a maior parte do que você ganha e economizar pouco. Investir é bem mais excitante do que examinar os seus gastos e fazer alguns cortes.

Dar muita importância a certos riscos - economizar dinheiro é apenas metade da batalha. A outra metade é fazer o seu dinheiro crescer. Na longa estrada, ganhar apenas poucos pontos percentuais a mais faz uma grande diferença no tamanho do seu bolo. Ganhar retornos que ganham da inflação é fácil de fazer se você esta disposto a investir em ações, imóveis e em negócios próprios.

Investimentos de propriedade tem historicamente gerado retornos maiores do que a inflação em 6% ou mais, enquanto investimentos de empréstimo tendem a gerar retornos de apenas 1 a 2% acima da inflação. Entretanto, alguns investidores guardam grande parte dos seus investimentos em investimentos de empréstimo, com medo de terem investimentos que possam cair de valor significativamente. Mas, apesar dos investimentos de propriedade poderem cair de valor significativamente, você precisa colocar na sua cabeça que a inflação e os impostos podem comer todo os seus investimentos de empréstimo.

Acreditando em gurus - as quedas dos mercados de ações, assim como os terremotos, tiram todo tipo de palpiteiros, videntes e auto denominados gurus de dentro das suas tocas, particularmente entre aqueles da comunidade de investimentos que sempre tem algo pra vender, como escritores de newsletters. As palavras podem variar, mas a mensagem nunca variam: "se você tivesse seguido os meus sábios conselhos, você estaria mito melhor agora".

As pessoas gastam muito do seu precioso tempo e dinheiro seguindo um guru que pode dizer a eles quando comprar e quando vender. Peter Lynch, o antigo administrador do fundo Fidelity Magellan, possui um record de um dos melhores investidores de ações de longo prazo do mercado. Sua habilidade de escolher ações permite a ele ganhar do mercado em vários pontos percentuais a cada ano. Entretanto, ate ele mesmo diz que ele não pode saber o momento exato de comprar e vender, e que ele reconhece que os gurus que se dizem capazes de saber a hora certa de vender e de comprar fazem isso apenas poucas vezes em suas vidas.

Claramente, no mundo dos investimentos, os investidores mais bem sucedidos ganham melhores retornos do que os piores. Mas o que pode surpreender você é o fato de que você pode terminar muito perto dos melhores profissionais do que dos piores, bastando você seguir algumas simples regras, como poupar regulamente e investir em investimentos de baixo custo e de crescimento. Na verdade, você pode ganhar de muitos investidores profissionais.

Terremotos nas noticias - Em 1989, um grande terremoto atingiu a cidade de São Francisco. Imediatamente apos o terremoto, o resto do país e do mundo pensaram que toda a cidade estavam em ruínas, baseado no que eles viam na TV. Os programas de TV geralmente passam alguns minutos de tape com as piores cenas, mostrando estradas e pontes cedendo, dando a impressão que as piores cenas aconteceram o tempo todo. E repetiam essas cenas sem parar.

Sem querer diminuir a tragédia e as perdas de vidas, causadas pelo terremoto, assistir a esses programas de TV na semana seguinte aos terremotos, você nunca poderia apostar que 99% da área de São Francisco estava intacta, com exceção dos nervos das pessoas e alguns vasos quebrados. Uma quantidade muito menor de pessoas morreram como resultados do terremoto do que morrem todos os dias em acidentes de transito e mortos por armas de fogo nos Estados Unidos, todo dia.

A mídia financeira também retrata os tremores dos mercados de ações da mesma maneira que os terremotos. Quando as bolsas sofrem tremores, alguns investidores se preocupam e acham que seus investimentos estão em pedaços. E o culpado é sempre a mídia, porque eles fazem um fuzuê em cima de ocorrências de curto prazo e aumentam tais acontecimentos para atrair telespectadores.

A historia tem mostrado que os mercados financeiros se recuperam e essa recuperação é apenas uma questão de tempo. Se você investe no longo prazo, as ultimas seis semanas ou os últimos 20 meses é um curto período de tempo. Alem disso, uma montanha de evidencias e estudos demonstram que ninguém pode prever o futuro, então você lucra muito ao tentar basear seus planos de investimentos em prognósticos. Na verdade, você pode perder mais dinheiro tentando ganhar dos mercados.

Um grande perigo de uma queda mais do que normal das bolsas é que isto pode encorajar decisões que são feitas baseadas na emoção e não na lógica. Se você conhece, pergunte a alguém que vendeu suas ações apos a quebra das bolsas de 1987, onde o mercado canadense caiu 31% e o americano caiu 35% em semanas no outono daquele ano. Na primavera de 2004, mesmo com os significativos declínios dos mercados do começo dos anos 2000, o mercado canadense aumentou três vezes e o americano aumentou mais de cinco vezes.
O

No comments:

Post a Comment