Tuesday, July 23, 2013

Vendendo seus investimentos I

Você pode e deve manter bons investimentos por anos e ate décadas. Mas, a cada ano, as pessoas vendem trilhões de dólares de investimentos, pelas razoes erradas e seguram seus investimentos quando deveriam na verdade vende-los. A seguir, irei enumerar alguns pontos importantes a se considerar quando se pensa em vender seus investimentos.

Lembre-se de suas preferências e objetivos – se você herdou investimentos ou se sua vida mudou, o seu portfolio atual pode não mais fazer sentido pra você. O tempo que você gasta pra manter o seu portfolio, por exemplo, é de vital importância se você não tem muito tempo livre.

Se por exemplo você gosta de pesquisar, acompanhar e negociar ações individuais, você gasta um bom tempo fazendo isso. Então você tem um filho e essas horas que você gasta brincando com suas ações está deixando de ser gasto com sua família. O melhor a fazer nesse caso é colocar o seu dinheiro num fundo mutuo rentável e não precisar acompanhar os seus investimentos como um falcão.

Manter equilíbrio no seu portfolio total – uma boa razão pra se vender um investimento é permitir que você faça uma melhor diversificação do seu portfolio. Suponha que você comprou ações de restaurantes toda vez que você ouviu falar de uma.

Agora, o seu portfolio parece um shopping center mal administrado e 80% do seu portfolio é formado por ações de restaurantes. Ou talvez, através do seu trabalho, você acumulou muitas ações da empresa que trabalhou que essas ações agora são maiores do que todo o resto do seu portfolio.

Nesse caso, é chegado o tempo de você diversificar. Venda alguns dos investimentos que você tem demais e invista o dinheiro em investimentos sólidos. Se você pensa que as ações da sua empresa vão dar retornos excelentes, manter um grande numero delas, é uma aposta pessoal sua. No mínimo, avalie bem essa ação. Mas lembre-se sempre das conseqüências a respeito de você estar errado a respeito dessas ações da sua empresa.

Investidores conservadores geralmente mantêm grande parte do seu dinheiro em contas correntes, GICs e coisas afins. O ideal é formar uma estratégia de investimento que seja adequada à sua situação financeira.

Controle suas emoções – existem muitas maneiras saudáveis de expressar os seus sentimentos. Mas vender seus investimentos devido à impaciência, frustração ou mesmo raiva a respeito de uma fraca performance não é aceito nessa lista.

Se você tem tendência de tomar decisões no calor dos momentos, seja cuidadoso no que diz respeito a agir muito rápido quando o assunto é vender seus investimentos.

Negociar com emoções geralmente leva a vendas de curto prazo e na maioria das vezes, sem lucro. Você vende porque a ação caiu de preço, quando na verdade, isso pode ser parte apenas do sobe e desce natural dos mercados.

Antes de você perceber, o investimento pode de novo começar a subir, empurrando você pra outra reação estúpida, como compra-las de volta. Logo, você estará fazendo o oposto do que você deveria estar fazendo, que queria comprar caro e vender em vez de fazer o caminho contrario.

Decidir qual investimento manter – freqüentemente, as pessoas são tentadas a vender seus investimentos pelas razoes erradas. Uma tendência natural do ser humano é querer vender os investimentos que caíram de valor. Algumas pessoas tem medo de que eles caiam mais, e eles não querem ser associados com perdedores, especialmente quando tem dinheiro envolvido. É o mesmo que as pessoas se amontoarem os botes quando o navio está afundando.

O melhor a fazer é parar, respirar profundamente, e examinar os méritos do investimento que você esta pensando em vender. Se ele ainda está fundamentalmente bom, porque vender quando os preços estão em baixa? O que você vai fazer com o dinheiro? Você deveria estar contemplando comprar mais dessas ações.

Não tome decisão de vender baseado na sua resposta emocional de momento, especialmente quando essa emoção é associada com algumas das noticias recentes. Se as noticias más estão no ar, elas já são velhas noticias. Não baseei suas decisões em tais ocorrências transitórias.

Uma melhor razão pra vender um investimento está relacionada com altas taxas de manutenção comparada com investimentos similares. Por exemplo, você tem um fundo mutuo de bonds que está lhe matando com 2% de taxas administrativas por ano, procure outros fundos com performance boa e baixos custos administrativos.

Conseqüências fiscais – quando você vende investimentos que você tem fora de uma conta de RRSP, os impostos devem ser um fator importante na sua decisão.

Se os investimentos estão dentro de uma conta de RRSP, os impostos não são um problema pois esses planos são protegidos contra a taxação, a não ser que você esteja retirando o dinheiro desses planos.

Isso não quer dizer que, pelo fato de você pagar impostos sobre o lucro quando vende um investimento, você não possa vender esse investimento. Com imóveis, você pode sempre escapar de pagar os impostos sobre o lucro que você fez.

Se você esta vendendo ações, o seu ganho de capital é simplesmente a diferença entre o que você recebeu menos o dinheiro que você pagou quando comprou tal investimento, juntamente com algumas taxas de administração e comissões.

O preço de compra, somado com algumas taxas extras que você tem quando compra e quando vende são chamados de “custo ajustado”. Se você comprou a mesma unidade em diferentes época, você precisara fazer umas pequenas contas para calcular o seu custo ajustado.

Cada vez que você faz uma compra do mesmo investimento, você tem que adicionar o seu total de unidades e dividi-las pelo seu custo total para chegar ao resultado que você procura.

Digamos por exemplo que você comprou 1000 ações da Bombardier por 5 dólares cada, incluindo todas as comissões. Agora suponha que as ações subiram pra 6 dólares e você comprou outras 1000 ações a 6 dólares, com todos os custos associados.

Você teria agora 2000 ações por um custo total de 11,000 dólares. Veja como determinar o seu custo ajustado.

(Compra inicial + comissões e taxas) + (Compra seguinte + comissões e taxas)/Numero total de unidades. Ou veja isso no exemplo:

5,000 + 6000/2,000 = $5.50

No comments:

Post a Comment