Friday, July 26, 2013

Investindo em mercados em baixa I

A não ser que existam outras noticias novas mais catastróficas, quedas bruscas nas bolsas de valores dão boas manchetes nos jornais.

Todos os dias o ambiente dos mercados são diferentes, e ações diferentes estão subindo e descendo. E agora com mais indivíduos possuindo ações através de ações da empresa ou de planos de aposentadoria pessoal, a mídia tem uma audiência cativa e preocupada.

Iremos descrever alguns pontos de como maximizar suas chances de ter sucesso nos seus investimentos quando as ações estão no fundo do poço ou estão em baixa, mas não tão fundo.

Não entre em pânico – ninguém gosta de ligar o radio do carro, ligar a televisão ou surfar na internet e ler esta noticia: “As ações caíram. O Índice Dow Jones caiu 400 pontos hoje”. Não entre em pânico, isso é apenas um evento de um dia.

Não é porque uma casa pegou fogo recentemente no seu bairro e as noticias passam o tempo todo na mídia, que isto quer dizer que a sua casa será a próxima a pegar fogo também.

Você não deve se mudar pra outro bairro apos ouvir estas noticias, mas você pode tomar certas medidas de precaução, como instalar alarmes detectores de fumaça, e reparar alguns eletrodomésticos que estão funcionando mal, que pode causar um incêndio, para ter certeza que a sua casa não será a próxima a estar na mídia.

Da mesma forma, não venda suas ações apenas porque os mercados estão em baixa por alguns períodos. Risco e retorno andam de mãos dadas. Se você quer investimentos que construam de fato riqueza, e que forneça ótimos retornos no longo prazo, você deve estar apto a aceitar riscos, que nesse caso, é a volatilidade e os períodos em baixa).

Você vê a mídia dando manchetes como: “Casas de luxo em Vancouver caíram de preço em torno de $40,000 ontem.”? Pode acreditar que não.

Apesar de investimentos como imóveis passarem por severos declínios de preços, você geralmente vê pouco drama relacionado aos movimentos de preços diários. Isto é porque ninguém fica dando os preços dos imóveis a cada minuto, a cada dia da semana, como é feito com as ações.

Mantenha sua perspectiva – um portfolio bem balanceado é formado por ações de empresas espalhadas pelo planeta e juntamente com alguns bonds.

Então se você tem um portfolio como esse e você escuta coisas como “O TSE caiu 32% e o S&P 500 caiu 28%,”, você iria ficar surpreso, pois mesmo os mercados estarem caindo drasticamente, que o seu portfolio de ações e bonds caiu muito menos do que isso, talvez somente 6 ou 8%.

Lembre-se, não se está tentando minimizar o fato de alguém ter perdido dinheiro, mas você pode ter passado por cima do fato de que os bonds do seu portfolio de fato aumentaram de valor, assim como fez algumas de suas ações defensivas.

Enxergar quedas como anúncios de venda – ao contrario das lojas de varejo, que recebem visitantes mais do que normal quando estão realizando liquidações, poucos investidores, correm pra comprar ações depois de sofrerem uma queda de valor do seu portfolio de ações.

Ações geralmente vão ao fundo do poço quando o pessimismo atinge o seu apogeu. A razão: aqueles que estavam motivados a vender o fizeram, e uma venda de grandes proporções teve lugar.

Assim, quando o preço das ações caírem, não fique contagiado pelo pessimismo. Veja esses declínios como uma liquidação das bolsas de valores. E o que você deve fazer, é analisar de as ações estão com os fundamentos em dia e compra mais unidades, pra maximizar os seus lucros no longo prazo.

Identifique o verdadeiro problema do seu portfolio – quedas dos mercados de ações podem ser eficientes para realçar possíveis problemas que você tenha com seu portfolio.

Por exemplo, quando as ações tecnológicas ruíram em 2000 e 2001, muitos investidores estavam carregados de ações tecnológicas e ficaram sem saber o que fazer com esses ativos. E não paravam de pensar o valor que elas tinham quando estavam no apogeu.

É perigoso colocar todos os ovos numa só cesta. Da mesma forma que é perigoso colocar tudo numa só industria, pois a industria quente de hoje é a industria morta de amanha.

Alem de iluminar os problemas de portfolios fracamente diversificados, um declínio do mercado de ações pode também ajudar a realçar as altas taxas de administração que você pode estar pagando nos seus investimentos.

Poucos investidores ligam em terem arrancados 2% dos seus lucros quando estão fazendo 20% ao ano. Mas com alguns anos de retornos fraco ou negativos, estas altas taxas se tornam um fardo e assim como, mais obvias aos olhos do dono do portfolio.

Evite ações de crescimento em mercados aquecidos – num mercado em baixa, as ações que caem mais tendem a ser aquelas que estavam muito caras no ultimo período de mercado em alta. Ações de biotecnologia e de computadores tendem a ficarem bem caras em mercados em alta.

Prever a duração e magnitude de um mercado em baixa é praticamente impossível. Conseqüentemente, não faria sentido concentrar seus investimentos em ações em ações que produzem sólidos e longos retornos e que tendem a cair menos numa queda grande de mercado?

As chamadas ações defensivas tendem a estar entre as mais seguras ações para se ter durante um mercado em baixa. Ações defensivas geralmente tem menos riscos, porque elas geralmente pagam dividendos mais altos e possuem muitos ativos valiosos, em comparação com os preços de suas ações. E mais, como já aconteceu em outros mercados em baixa, muitas ações defensivas apreciaram durante o período de baixa que começou em 2000.

No comments:

Post a Comment