Wednesday, January 23, 2013

De quanto você precisa?

Perguntar a você mesmo de quanto precisa ou o que quer gerar de juros parece ser uma pergunta extraordinariamente estúpida, afinal, quem não quer ganhar o máximo retorno possível?

Investir em ações, imóveis e no seu próprio negocio podem produzir altos retornos de longo prazo, entretanto, esses investimentos carregam grandes riscos, principalmente de curto prazo.

Algumas pessoas não tem estomago para o risco. Outras estão em uma idade ou tempo de vida em que não podem suportar grandes riscos.

Se você esta perto de se aposentar, o seu portfolio e sistema nervoso podem não gostar de assistir a uma queda gigante e ter que esperar mais de uma década para que os seus investimentos mais arriscados se recuperem.

Talvez você tenha ativos suficientes para alcançar seus objetivos e está mais preocupado em preservar o que você já tem do que arriscar para crescer mais.

Se você trabalha para viver, são grandes as chances de que você precisa fazer com que seus investimentos cresçam a passos largos. Se os seus investimentos crescerem devagar, você não ira conseguir comprar aquela casa, se aposentar ou comprar aquele carro novo.

Retornos de ações de empresas pequenas – as ações são geralmente classificadas pelo tamanho da empresa. As ações das empresas pequenas pagaram melhor do que as ações de empresas grandes nas ultimas 7 décadas. Historicamente, as ações das pequenas empresas tem produzido uma ligeira vantagem sobre o retorno das grandes.

Entretanto, grande parte dessa boa performance é devido à apenas 1 período, que foi do meio da década de 1970 ate o começo dos anos 1980. Se você eliminar esse período da equação, elas tiveram performances mais fracas do que a das gigantes. Também esteja ciente de que uma empresa pequena pode ser esmagada diante de uma crise no mercado.

Por exemplo: durante a Grande Depressão, as ações das empresas pequenas caíram mais de 85% entre 1929 e 1932, enquanto que o S&P 500 caiu apenas 64%.

Em 1937, ações das pequenas caíram 58% e o S&P 500 caiu 35% e em 1969-70, as pequenas caíram 38% enquanto que o S&P 500 caiu apenas 5%.

Um esclarecimento: ações consideradas de pequenas empresas não são somente ou necessariamente uma pequena empresa. São empresas que não atingiram ainda status de gigantes, como os bancos, Coca-Cola, Gilette, Microsoft, etc.

No comments:

Post a Comment