Wednesday, January 30, 2013

Estabeleça seus objetivos financeiros

Você pode ter poupado dinheiro apenas porque papai e mamãe disseram a você que isso era uma coisa legal de se fazer, ou porque você se sente bem poupando, mas as chances são grandes de que você poupa com algum propósito na sua mente.

É muito comum poupar para a sua aposentadoria, para comprar uma casa, começar seu próprio negocio e muitos outros objetivos.

Ou você pode querer investir o seu dinheiro para vários objetivos diferentes ao mesmo tempo. Por exemplo, quando você está nos seus 20 anos de idade, você pode querer colocar algum dinheiro para a sua aposentadoria, mas também quer ter uma soma em dinheiro pra quando você sair daquele emprego chato e não passar fome ate encontrar outro.

Você pode também possuir uma veia mais empreendedora e no começo do seu negocio, você não ira ter uma renda muito boa e tão grande quanto a que o seu emprego lhe gerava. E lá vai você precisar de grana outra vez.

Nessa situação, você pode investir seus dois “potes” de dinheiro (uma para a aposentadoria e outro para o negócio) diferentemente. Você poderá aceitar mais riscos com o dinheiro que você não planeja usar no curto prazo. Assim, você pode investir o montante da aposentadoria em fundos mútuos de ações, por exemplo.

Com o dinheiro que você guardou pra começar o seu negocio, você pode escolher um caminho totalmente diferente. Nada desse dinheiro deve ir pra ações arriscadas, afinal o que fazer se o mercado cair justamente quando você se prepara para deixar a segurança do seu tão amado emprego?

Mais do que isso, você deve deixar o seu dinheiro seguramente investido em um fundo de money market ou poupança de altos juros, que pagam uma boa taxa de juros, mas que não flutuam de valor.

Mantendo sua poupança nos trilhos – para conseguir seus objetivos pessoais e financeiros, você precisa poupar dinheiro. Entretanto, muitas pessoas não têm a mínima idéia de quanto é a sua porcentagem de poupança.

A sua porcentagem de poupança é referente à quantos por cento da sua renda anual do ano anterior você guardou e não gastou. Você deve saber se a sua porcentagem de poupança é baixa, não existente ou negativa e que você tem que poupar mais.

Parte de ser um investidor inteligente envolve descobrir quanto você precisa economizar para atingir os seus objetivos. Não saber o que você quer fazer dez anos à frente é perfeitamente normal, afinal seus objetivos e necessidades precisam evoluir com o tempo.

Mas isso não significa que você deve jogar suas mãos para cima e não fazer um esforço para ver onde você está hoje e pensar onde você quer estar no futuro.

Um benefício importante de saber a sua porcentagem de poupança é que você irá conhecer melhor quais riscos que você pode aceitar para atingir os seus objetivos. Ver o montante que você precisa poupar para atingir os seus sonhos talvez o empolgue a aceitar mais riscos nos seus investimentos.

Se você poupa consistentemente 10% da sua renda durante os seus anos de trabalho, você provavelmente terá economizado o bastante para atingir os seus objetivos, a não ser que você queira se aposentar bem jovem.

Em média, a maioria das pessoas precisa de cerca de 75% do salário atual quando se aposenta para manter o mesmo nível de vida. Se você é um dos muitos que não poupa muito, você tem que fazer seu dever de casa. Para poupar mais, você deve reduzir suas despesas, aumentar seu salário ou ambos.

Para a maioria das pessoas, reduzir as despesas é o método mais plausível para poupar mais. Mas, por onde você começa? Primeiro, veja pra onde o seu dinheiro vai. Você deve ter uma vaga idéia, mas você precisa saber realmente pra onde ele vai.

Pegue o canhoto do cheque, extrato dos cartões de credito e outros papeis que digam o histórico dos seus gastos e some quanto você gastou jantando fora, com manutenção e operação do seu veiculo, impostos, juros de cartões de credito e tudo o mais.

Assim você pode começar a ver o que é prioridade e o que não é e começar a reduzir as suas despesas para aumentar a sua porcentagem de poupança.

Aumentar a sua renda também pode ajudar a aumentar a sua porcentagem de poupança. Talvez você possa arranjar um trabalho que pague mais ou aumentar o numero de horas trabalhadas. Mas se você já trabalha demais, controlar as suas despesas é geralmente mais sadio pro seu bem estar econômico e emocional.

Acompanhe os seus investimentos – existem muitas opções de investimento: imóveis, ações, fundos mútuos, seu próprio negocio e dúzias de outros, ou ainda você pode pagar a sua hipoteca mais rápido. O que fará sentido pra você dependerá dos seus objetivos e suas preferências pessoais.

Se você não gosta de se arriscar e dos investimentos voláteis, pagar a sua hipoteca irá fazer mais sentido pra você do que investir no mercado de ações.

Como você lida com um investimento que pode mergulhar 20, 40% ou mais em poucos anos ou menos? Você não pode querer investir no mercado de ações, imóveis ou negocio próprio se uma queda irá fazer com que você venda baixo ou que o torne uma pessoa amarga no dia-a-dia.

Se você nunca teve nenhum investimento arriscado ainda, você pode experimentar de comprá-lo com pouco dinheiro, somente pra ver como se sente ao ter seu dinheiro exposto ao risco dessa maneira.

Uma simples maneira de mascarar o risco dos seus investimentos voláteis é diversificar o seu portfolio, isto é, colocar o seu dinheiro em diferentes investimentos.

Ficar sem acompanhar os preços muito de perto também ajuda. Alias, esta é uma das razões que investidores do mercado imobiliário são menos propensos a cair fora dos mercado quando os preços estão em baixa.

Os investidores de ações podem, infelizmente nessa perspectiva, tre atualizações diárias e até a cada minuto sobre o preço de seus investimentos. Adicione a isso o fato de que com um rápido telefonema ou um clique no mouse do computador, você pode vender suas ações e você terá todos os ingredientes para um investimento de curto prazo e um desastre financeiro.

No comments:

Post a Comment